O Programa

PPGLEN – Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas

Objetivos do PPGLEN

O programa tem um objetivo geral e cinco objetivos específicos detalhados a seguir:

OBJETIVO GERAL: contribuir para a criação e o desenvolvimento de pesquisas sobre as línguas e literaturas neolatinas com descrição acurada e reflexão sobre o seu ensino e aprendizagem, ampliando o espaço interinstitucional dessas pesquisas pelo viés da mediação cultural e da internacionalização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Formar e capacitar docentes, pesquisadores e mediadores culturais especializados nas línguas e literaturas neolatinas, oferecendo um espaço acadêmico de produção de conhecimento e reflexão sobre seu ensino e aprendizagem, repensando práticas, ideologias e pedagogias que promovam a diversidade, equidade e inclusão.
  2. Desenvolver pesquisas interdisciplinares integradas que incorporem enfoques metodológicos atuais das áreas de Linguística e Literatura em seus aspectos multiculturais e transnacionais, considerando elementos da Linguística Aplicada, Educação Linguística, Políticas Linguísticas, Descrição Linguística, Análise do Discurso, Filologia e Crítica Genética, na área de Linguística, ou Teoria e Historiografia Literária, Literatura Comparada, Estudos Culturais, na área de Literatura, desenvolvendo em ambas as áreas estudos transversais relacionados a Estudos da Tradução, Estudos de Pós-Colonialidade, Inclusão, Acessibilidade e combate às desigualdades culturais.
  3. Investigar, por via dos estudos em Línguas e Culturas em Contato, elementos da mediação cultural na contemporaneidade com pesquisas que permitam compreender e desenhar ações de intervenção em ambientes multilíngues e multiculturais (como os contextos de migração e acolhimento) que envolvam as línguas, artes e literaturas neolatinas.
  4. Fortalecer a Integração Nacional do Programa através de produção científica consistente e contínua, difundindo os resultados dos trabalhos desenvolvidos nas suas três linhas de pesquisa,  considerando os princípios de diversidade, equidade e inclusão.
  5. Consolidar a Internacionalização do Programa e de suas três linhas de pesquisa com parcerias e reciprocidade, seja através da participação em projetos interinstitucionais, seja através da atuação em grupos de pesquisa e associações internacionais, em eventos no exterior, em projetos de âmbito global, com vista a fomentar o intercâmbio recíproco e a mobilidade de docentes e discentes em sua internacionalização e no combate às desigualdades.

Fale Conosco

Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas – PPGLEN

posneolatinas@letras.ufrj.br

+55 (21) 3938-9771

Av. Horácio Macedo, 2151. Sala F-325 - Faculdade de Letras / UFRJ

Cidade Universitária

CEP: 21941-917

Rio de Janeiro – RJ

15 + 3 =

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

posneolatinas@letras.ufrj.br

Telefone/Phone

55 21 3938-9771

 

Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas
– Faculdade de Letras / UFRJ

Av. Horácio Macedo, 2151
Salas F-325
Cidade Universitária CEP 21941-917
Rio de Janeiro – RJ