PPGLEN – Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas

anúncio de reclassificação - processo Seletivo 2021

Recurso de Interposição

Em cumprimento à Deliberação do CEPEG Nº 59/2021/PR2/CEPG/CCD em resposta ao recurso interposto pelas candidatas Nayana Montecchiari Crescencio e Catarina Lobo Gonçalves, a coordenação do Programa de Pós Graduação de Letras Neolatinas publica, por meio deste anúncio, a retificação do resultado final do processo seletivo de bolsistas de doutorado realizado em 17 de março de 2021. A nova reclassificação, considera, de acordo com a deliberação do CEPG, uma escala e teto de 100 pontos tanto no CV Lattes, quanto no Projeto/Relatório de Pesquisa e no Desempenho/Nota de Entrada. A pontuação do CV foi estabelecida a partir do “CV Lattes atualizado e comprovado dos discentes – ÚLTIMOS DOIS ANOS”, de acordo com a normativa divulgada pela coordenação no momento do chamado às candidaturas.

CLASSIFICAÇÃO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Lays 89.0 89.0 0.0 59.3
Jessica 88.0 88.0 0.0 58.7
Oscar 58.3 100 9.0 55.8

As providências decorrentes desta nova classificação já estão sendo tomadas pela coordenação.

Os interessados têm o prazo de um mês a partir da publicação deste anúncio para pedidos de reconsideração e recursos.

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2021.

Seleção 2021

Atenção ao período de inscrição em disciplinas.

Calendário Acadêmico 2021.1

Calendário de Reuniões Cepeguinho 2021

PERÍODO DE INSCRIÇÕES EM DISCIPLINAS

O período de inscrição em disciplinas para o 1º semestre de 2021 vai de 17 de abril de 2021 a 27 de abril de 2021. Há ainda um período de “Alteração de Inscrição” em disciplina de de 01 de abril de 2021 a 04 de maio de 2021. Após essas datas, o aluno perde o direito de se inscrever, e terá, ao final do semestre, sua matrícula CANCELADA POR ABANDONO. As atividades do período letivo começam no dia 01 de maio de 2021 e terminam no dia 04 de setembro de 2021.  Abaixo faça download das disciplinas:

Disciplinas  2021 – Estudos Linguísticos Neolatinos

Disciplinas  2021 – Estudos Literários Neolatinos

Edital, n° 413 –  Mestrado

Edital, n° 413 –  Doutorado

Procedimentos para o exame de seleção - Mestrado e Doutorado

Atenção aos procedimentos.

Para o exame de doutorado, há procedimentos que se aplicam a todos os candidatos e outros que se destinam apenas a candidatos cujo mestrado foi realizado em outra área:

Todos os candidatos
Defesa do memorial e do anteprojeto de tese apresentados no ato da inscrição
Apresentar oralmente o anteprojeto de tese e responder às questõs formuladas pela banca examinadora composta para a seleção. Apresentação na língua de opção do candidato, no caso da área de Estudos Lingüísticos, e na língua da literatura escolhida , no caso da área de Estudos Literários.

Candidatos cujo mestrado foi realizado em outra área

Prova de conhecimento específico
O candidato deverá escolher um dos temas propostos e desenvolver sob forma dissertativa a questão formulada pela banca acerca do tema escolhido, apoiando-se obrigatoriamente no suporte teórico sugerido na bibliografia. Redação na língua de opção do candidato, no caso da área de Estudos Lingüísticos, e na língua da literatura escolhida , no caso da área de Estudos Literários.
Será permitida a consulta aos livros e aos dicionários e a tomada de nota durante a primeira hora da prova. Duração total da prova: 3 horas.
Prova de língua instrumental (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano)
Responder em português a perguntas formuladas a partir de um texto na língua escolhida, que não pode ser a língua de opção da prova de conhecimento específico.

Para o exame de mestrado, todos os candidatos deverão apresentar um pré-projeto no ato de inscrição. O exame consta de uma prova de conhecimento específico, outra de língua instrumental e de uma entrevista.

Pré-projeto
O pré-projeto deverá ser desenvolvido a partir de modelo disponível na secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Letras e na homepage do Programa.

Prova de conhecimento específico

Prova de língua instrumental (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano)

Orientações

Programas das provas, bibliografias recomendadas, modelo de pré-projeto de mestrado, memorial e anteprojeto de doutorado.
Esta informação está vinculada às áreas específicas.

Calendários e editais anteriores

Atenção aos procedimentos de uso.

Calendário Acadêmico 2020

Edital de seleção, n° 680 – retificado

COORDENAÇÃO

Coordenadora/Coordinator:
Prof(a). Dr(a). Letícia Rebollo Couto
Vice-Coordenador:
Prof. Dr. Ary Pimentel

segunda à sexta:

Telefone:

Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-325
Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917. Rio de Janeiro — RJ