Doutorado

Tese 2019

Nome da autora : Fernanda Gerbis Fellipe Lacerda

Título do trabalho: O teatro de Gabrielle D’Annunzio: tradição e ruptura

Resumo

Nossa pesquisa tem como objetivo maior verificar a contribuição de Gabriele
D‟Annunzio para a renovação da cena teatral italiana. Através da análise das peças Fedra, La
figlia di Iorio e La fiaccola sotto il moggio demonstraremos a superação do modelo grego
clássico por meio da adequação e reestruturação de temáticas, mitos e histórias consagradas
pela tradição teatral do Ocidente. O modelo de tragédia moderna proposta por D‟Annunzio
traz também inovações no campo da arquitetura cênica, além de novas técnicas
interpretativas, sustentadas por um vocabulário rebuscado no qual a música e a imagem se
apresentam unificadas na busca do signo ideal para a representação artística.

Palavras-chave: 1. Gabriele D‟Annunzio 2. La figlia di Iorio 3. La fiaccola sotto il moggio 4. Fedra 5. Teatro italiano

Riassunto

L‟intento principale della nostra ricerca è quello di mostrare il grande contributo di Gabriele D‟Annunzio per il rinnovo della scena teatrale italiana. Attraverso l‟analisi dei drammi Fedra, La figlia di Iorio e La fiaccola sotto il moggio dimostreremo il superamento del modello greco classico tramite l‟adeguamento e ristrutturazione di tematiche, miti e storie consacrate dalla tradizione teatrale dell‟Occidente. Il modello di tragedia moderna introdotto da D‟Annunzio inserisce anche innovazioni nel campo dell‟architettura scenica, oltre a nuove tecniche interpretative, sostenute da un vocabolario ricercato che unisce musica ed immagini in cerca di un segno ideale per la rappresentazione artistica.

Parole-chiave: 1. Gabriele D‟Annunzio. 2. La figlia di Iorio. 3. La fiaccola sotto il moggio. 4. Fedra. 5. Teatro italiano.

Abstract

The main goal of our research is to verify Gabriele D’Annunzio‟s contribution to the Italian theatrical scene renewal. Throughout the analysis of his plays Fedra, La figlia di Iorio, and La fiaccola sotto il moggio, we will demonstrate how the classic Greek model was surpassed by adjustments and restructuring of thematic, myths, and stories that had been acclaimed by Western theatrical tradition. The modern tragedy model proposed by D‟Annunzio also brings innovations in the area of scenic architecture, as well as new interpretative techniques supported by an overly refined vocabulary, in which music and images are presented in a unified way, trying to search for an ideal sign to the artistic representation.

Keywords: 1. Gabriele D‟Annunzio2.La figlia di Iorio 3.La fiaccola sotto il moggio 4. Fedra. 5. Italian Theatre

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

posneolatinas@letras.ufrj.br

Telefone/Phone

55 21 3938-9771

 

Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas
– Faculdade de Letras / UFRJ

Av. Horácio Macedo, 2151
Salas F-325
Cidade Universitária CEP 21941-917
Rio de Janeiro – RJ