Doutorado

Tese 2019

Nome da autora : Fabrizio Rusconi

Título do trabalho: Carlo Emilio Gadda: despistamentos e disfarces em la cognizione del dolore e outros textos da década de 1930

Resumo

Esta tese se propõe a mostrar através da seleção de um corpus de textos escritos por Gadda ao longo do anos ‘30, os pródromos inventivos, temáticos estilísticos que levaram ao primeiro romance de Gadda: La Cognizione del Dolore. A uma primeira fase da escritura gaddiana, ainda muito ligada à exposição direta de temáticas autobiográficas, em que são dominantes elementos como a casa, o território, a memória, seguem textos em que, embora o autor não renuncie a essas invariáveis temáticas, se mostra e se teoriza a necessidade de disfarçar, despistar e deformar aquilo que de autobiográfico o texto insiste em mostrar. Tentaremos, ademais, demonstrar como e em quais formas a viagem e a estadia de trabalho de Gadda, entre Argentina e Uruguai (1922-1924), conduz aos primeiros experimentos em que a geografia brianzola-lombarda inicia a se contaminar com os cenários de uma América do Sul imaginária, na qual se torna evidente a sobreposição entre espaços geográficos, mapas diferentes e, no entanto, familiares.

Palavras-chave: Carlo Emilio Gadda, território, casa, disfarces autobiográficos.

Riassunto

La presente tesi si propone di mostrare attraverso la selezione di un corpus di testi scritti dall’autore nel corso degli anni 30, i prodromi inventivi, tematici e stilistici che hanno portato al primo grande romanzo di Gadda: La Cognizione del Dolore. A una prima fase della scrittura gaddiana ancora molto legata all’esposizione diretta di tematiche autobiografiche, in cui sono dominanti elementi quali la casa, il territorio, la memoria, seguono testi in cui, pur non rinunciando a queste invariabili tematiche, si mostra e si teorizza il bisogno di travestire, deformare, depistare ciò che di autobiografico l’autore insiste nel mostrare. Si proverà inoltre a dimostrare in che modo e in quali forme il viaggio di lavoro di Gadda, tra Argentina e Uruguay (1922-1924), incanali verso prime sperimentazioni in cui la geografia brianzola-lombarda inizia a contaminarsi con gli scenari di un Sud America immaginario in cui si fa evidente la sovrapposizione tra spazi geografici e mappe diverse e tuttavia familiari.

Parole-chiave: Carlo Emilio Gadda, territorio, casa, travestimenti autobiografici.

Abstract

This thesis aims to show, by means of the selection of a corpus of texts written by Gadda throughout the ’30s, the inventive, thematic and stylistic prodromes that led to the first novel of Gadda: La Cognizione del Dolore. The first phase of the Gaddian writing, still closely linked to the direct exposition of autobiographical themes, in which elements, such as the house, the territory, and memory are dominant, texts follow, of which, although the author does not renounce such invariable themes, the need to disguise, deform and mislead what the autobiographical text insists on showing are shown and theorized. In addition, we will also attempt to demonstrate in what way and in what forms Gaddas ́ journey and work stay, between Argentina and Uruguay (1922-1924), leads to the first experiments, in which the Brianzola-Lombard Geography begins to contaminate itself with the scenarios of an imaginary South America, in which the overlap between geographical spaces, different and yet familiar maps becomes evident.

Keywords: Carlo Emilio Gadda, territory, house, autobiographical disguises.

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

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