Tese 2018

Nome da autora : Andre Rezende Benatti

Título do trabalho: As tramas da cultura na obra de Josefina Plá: arte, palavra e imaginação

Esta pesquisa propõe uma reflexão acerca de uma modernidade distinta, calcada por aspectos da cultura e das artes populares, nos ensaios da escritora hispano- paraguaia Josefina Plá (1909-1999). Para a pesquisa, foram eleitos seis ensaios de Plá que pudessem dar um panorama da grande complexidade que cerca a cultura local. Desta forma, pensamos o universo artístico de Josefina Plá como uma síntese complexa da cultura paraguaia, que, todavia, por conta disso, representa, também, a cultura latino-americana. Buscamos aspectos críticos acerca da formação sócio- cultural local, desenvolvidos em suas obras ensaísticas que são encontradas em todo o seu projeto intelectual. Assim, demonstramos o convergir entre as culturas guarani e espanhola e, em certa medida, africana, na formação cultural paraguaia, explorando seu caráter híbrido. Com isso, exploramos uma modernidade autônoma por parte da América Latina, uma modernidade que passaria pelo reconhecimento daquilo que é próprio dessa região, sem medir enquanto superior ou inferior qualquer fio que possa compor a trama cultural local. Pensamos, igualmente, no projeto intelectual de Josefina Plá a respeito da valorização do percentual guarani da cultura paraguaia. A pesquisa, por fim, está ancorada em diversos conceitos teóricos e críticos, não obstante, ressaltamos as concepções de hibridação cultural de Néstor García Canclini (2013), principalmente, e que são essenciais para o texto, assim como as contribuições de Tício Esbocar (2014) e Édouard Glissant (2013), entre outros importantes estudiosos e analistas que ajudam na composição da tese.

Palavras-chave: Modernidade; Cultura Popular; América Latina; Paraguai; Josefina Plá.

Esta investigación propone una reflexión acerca de una modernidad distinta, calcada por los aspectos de la cultura y de las artes populares, en los ensayos de la escritora hispanoparaguaya Josefina Plá (1909-1999). Para la investigación, fueron elegidos seis ensayos de Plá que pudieran dar un panorama de la gran complejidad que cerca la cultura local. De esta forma, pensamos el universo artístico de Josefina Plá como una síntesis compleja de la cultura paraguaya, que, sin embargo, por cuenta de eso, representa, también, la cultura latinoamericana. Buscamos por aspectos críticos acerca de la formación sociocultural local, desarollados en sus obras ensayísticas que son encontradas en todo su proyecto intelectual. Así, demostramos un convergir entre las culturas guaraní y española, en la formación cultural paraguaya, explotando su carácter híbrido. Con ello, examinamos la modernidad autónoma por parte de América Latina, una modernidad que pasaría por lo reconocimiento de aquello que es propio de esa región, sin medir cuanto a lo superior o inferior cualquier hilo que pueda componer la trama cultural local. Pensamos, igualmente, en el proyecto intelectual de Josefina Plá con respecto a la valoración de lo porcentual guaraní de la cultura paraguaya. La investigación, por fin, está amparada en diversos conceptos teóricos y críticos, sin embargo, resaltamos las concepciones de hibridación cultural de Néstor García Canclini (2013), sobre todo, y que son esenciales para el texto, así como las contribuciones de Tício Escobar (2014) y Édouard Glissant (2013), entre otros importantes estudiosos y analistas que ayudan en la composición de la tesis.

Palabras-clave: Modernidad; Cultura Popular; América Latina; Paraguay; Josefina Plá.

This research proposes to think on a distinct modernity, based on aspects of popular culture and arts, in the essays of the Spanish-Paraguayan writer Josefina Plá (1909- 1999). For the research, we chose six essays of Plá which could give a great complexity overview that surrounds the local culture. Thus, we think of the artistic universe of Josefina Plá as a complex synthesis of the Paraguayan culture, which, however, on account of this, also represents the Latin American culture. We look for critical aspects about the local socio-cultural formation, built in her essays found throughout her intellectual project. Therefore, we demonstrate a convergence between the Guarani and Spanish cultures, in the Paraguayan cultural formation, exploring its hybrid character. With that, we look for an autonomous modernity on the part of Latin America, a modernity that would pass for the recognition of what is proper of that region, without measuring as superior or inferior any thread that can compose the local cultural fabric. We also think about the intellectual project of Josefina Plá regarding the valorization of the Guarani percentage of the Paraguayan culture. Finally, the research, is anchored in several theoretical and critical concepts, nevertheless, we especially emphasize the conceptions of cultural hybridization of Néstor García Canclini (2013), which are essential for the text, as well as the contributions of Ticio Esbocar (2014) and Édouard Glissant (2013), among other important scholars and analysts who help in the composition of the thesis.

Keywords: Modernity; Popular culture; Latin America; Paraguay; Josefina Plá.