Doutorado

Tese 2017

Nome da autora : Maria Francisca da Silva

Título do trabalho: Letramento acadêmico me espanhol língua estrangeira: o contexto de um curso em licenciatura interdisciplinar

Resumo

Nesta tese, investigamos a construção da dupla inscrição do sujeito em discursividades tanto no processo de aprendizagem de espanhol língua estrangeira quanto no seu letramento acadêmico no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos (doravante LLC), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no município de São Bernardo – MA. Para tanto, realizamos uma abordagem qualitativa, analisando os seguintes corpora: o Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras/Espanhol e do curso LLC tanto as ementas quanto as diretrizes de formação acadêmica, questionários aplicados a licenciandos das turmas 2012 e 2013 deste curso; atividades de compreensão leitora de artigo científico em espanhol; entrevistas com os mesmos licenciandos. As perguntas que nortearam esta tese foram: a) quais relações podem ser estabelecidas entre práticas de leitura e escrita de licenciandos do curso LLC e sua aprendizagem de Espanhol LE? b) considerando que a linguagem é heterogênea, quais vozes estão inscritas no discurso dos licenciandos do curso de LLC ao se referirem à formação interdisciplinar? Que relevância tem essas vozes para delimitar a aprendizagem dos alunos de LE no que se refere à formação interdisciplinar? Para responder tais perguntas partimos dos seguintes objetivos gerais: I. Compreender como se configura a memória discursiva relacionada aos documentos que legitimam o curso de licenciatura interdisciplinar de língua espanhola; II. Descrever o processo de letramento acadêmico no contexto de licenciatura interdisciplinar de espanhol. Para tal, orientamo-nos a partir das abordagens teóricas da Linguística Aplicada: a abordagem sociocultural dos letramentos (LEE; STREET, 1998,2006; LILLIS, 1999), de língua, e gêneros discursivos (BAKTHIN, 1997; BAKHTIN / VOLOCHINOV, 2014), a Teorias do currículo (SILVA, 2015) e (LOPES; MACEDO, 2013), artigo científico (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010), PPP do curso de Letras/Espanhol (2010), PPP do curso de LLC (2013) e suas implicações para o letramento acadêmico considerando as diferentes vozes nas relações dialógicas institucionais e suas práticas de letramentos acadêmicos em espanhol língua estrangeira na constituição do licenciando em formação numa abordagem interdisciplinar. As análises sinalizam para a necessidade de reflexão sobre o processo de letramentos acadêmicos da formação interdisciplinar, no componente de língua espanhola, tanto na sua epistemologia institucional via PPP do curso (ementas, diretrizes, disciplinas) como nas próprias práticas de letramentos em suas relações interdisciplinares. Esse resultado advém da heterogeneidade de vozes dos licenciandos que parecem não denotarem uma inscrição enquanto sujeitos letrados em língua espanhola, por afirmarem não dominar os conhecimentos relativos ao universo acadêmico para desenvolverem tanto as atividades acadêmicas quanto atuarem como docentes na
Educação Básica.

Palavras-chave: Letramento Acadêmico. Projeto Político Pedagógico. Licenciatura Interdisciplinar. Currículo. Discursividade.

Resumen

En esta tesis, investigamos la construcción de la doble inscripción del sujeto en discursividades tanto en el proceso de aprendizaje de español lengua extranjera como en su letra académico en el curso de Licenciatura Interdisciplinaria en Lenguajes y Códigos (en adelante LLC), en la Universidad Federal de Maranhão (UFMA) el municipio de San Bernardo – MA. Para ello, realizamos un abordaje cualitativo, analizando los siguientes
corpora: el Proyecto Político Pedagógico del Curso de Letras / Español y del curso LLC tanto los menús y las directrices de formación académica, cuestionarios aplicados a licenciandos de las clases 2012 y 2013 de este curso; actividades de comprensión lectora de artículo científico en español; entrevistas con los mismos licenciandos.Las preguntas que guiaron esta tesis fueron: a) qué relaciones pueden ser establecidas entre prácticas de lectura y escritura de licenciandos del curso LLC y su aprendizaje de Español LE? b) considerando que el lenguaje es heterogéneo, ¿qué voces están inscritas en el discurso de los licenciandos del curso de LLC
al referirse a la formación interdisciplinaria? ¿Qué relevancia tiene esas voces para delimitar el aprendizaje de los alumnos de LE en lo que se refiere a la formación interdisciplinaria? Para responder tales preguntas partimos de los siguientes objetivos generales: I. Comprender cómo se configura la memoria discursiva relacionada a los documentos que legitiman el curso de licenciatura interdisciplinaria de lengua española; II. Describir el proceso de letramento académico en el contexto de licenciatura interdisciplinaria de español. Para ello, nos orientamos a partir de los enfoques teóricos de la Lingüística Aplicada: el enfoque sociocultural de los letras (LEE, STREET, 1998, 2006, LILIS, 1999), de lengua, y géneros discursivos (BAKTHIN, 1997; BAKHTIN / VOLOCHINOV, 2014 (en el caso de las mujeres), las teorías del currículo (SILVA, 2015) y (LOPES, MACEDO, 2013), artículo científico (MOTTA-ROTH, HENDGES, 2010), PPP del curso de Letras / Español (2010), PPP del curso de LLC (2013) y sus implicaciones para el literal académico considerando las diferentes voces en las relaciones dialógicas institucionales y sus prácticas de letras académicas en español lengua extranjera en la constitución del licenciamiento en formación en un abordaje interdisciplinario. Los análisis señalan para la necesidad de reflexión sobre el proceso de letramentos académicos de la formación interdisciplinaria, en el componente de lengua española, tanto en su epistemología institucional vía PPP del curso (menús, directrices, disciplinas) como en las propias prácticas de letras en sus relaciones interdisciplinares . Este resultado proviene de la heterogeneidad de voces de los licenciandos que parecen no denotar una inscripción como sujetos letrados en lengua española, por afirmar que no dominan los conocimientos relativos al universo académico para desarrollar tanto las actividades académicas y actuar como docentes en la Educación Básica.

Palabras clave: Letramento Académico. Proyecto Político Pedagogico. Licenciatura Interdisciplinario. Currículo. Discursividad.

Abstract

This thesis, investigates the construction of the individual in two discursiveness: the learning process of Spanish as a foreign language and the academic literacy in Codes and Languages Interdisciplinary Licentiate (CLIL) Course, in Federal University of Maranhão (UFMA), in São Bernardo city, Maranhão State. To achieve this goal, we used a qualitative approach, which analyses the following corpora: the Political and Pedagogical Projects of the Spanish and the CLIL courses, discipline syllabus, academic guidelines, questionnaires applied to students of 2012 and 2013 classes; reading comprehension activities using a scientific paper in Spanish; interviews with the same students.The main questions of this thesis are: a) what are the relations that can be stablished between the reading and writing practices in the CLIL course and the learning process of Spanish as a foreign language? b) considering the heterogeneous nature of language, what voices can be found in the CLIL students discourse in terms of interdisciplinary academic education? What is the relevance of these voices to define their learning in an interdisciplinary academic education? First, we attempt to answer the questions above with the following general goals in mind: I. To understand the configuration of the discursiveness memory related to the documents that legitimate the Spanish Interdisciplinary Licentiate Course; II. To describe the academic literacy process in the Spanish Interdisciplinary Licentiate Course context. To do so, we were guided by Applied Linguistics theories: sociocultural approach to literacy (LEE; STREET, 1998, 2006; LILLIS, 1999); languages and discursive genres (BAKTHIN, 1997; BAKHTIN & VOLOCHINOV, 2014); curriculum theories (SILVA, 2015 e LOPES; MACEDO, 2013); scientific paper (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010); Political and Pedagogical Projects of 2010 Spanish Course and 2013 CLIL course and their implications to academic literacy (taking into consideration: different voices in institutional relations; practices in academic literacy in Spanish as foreign language in the context of an interdisciplinary formation).Our analysis indicate the need of reflection on academic literacy processes in interdisciplinary Spanish course formation, both focused in institutional epistemology (through political and pedagogical programs (discipline syllabus, academic guidelines and classes) and in literacy practices in interdisciplinary relations. This result has its origin in the students‟ heterogeneous voices, which did not seem to see themselves as Spanish literates; they stated not to master the academic knowledge required to develop academic activities or teaching in Basic Education degrees.

Keywords: Academic Literacy. Political and Pedagogical Projects. Interdisciplinary Licentiate Course. Curriculum. Discursiveness.

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

posneolatinas@letras.ufrj.br

Telefone/Phone

55 21 3938-9771

 

Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas
– Faculdade de Letras / UFRJ

Av. Horácio Macedo, 2151
Salas F-325
Cidade Universitária CEP 21941-917
Rio de Janeiro – RJ