Doutorado
Tese 2017
Nome da autora : Linda Salette Miceli Ferreira
Título do trabalho: O sagrado e o profano na Divina Comédia: uma releitura das ilustrações de Alberto Martini no século XX
Resumo
Estudo do Sagrado e do Profano no texto poético e na ilustração (Santaella e Nöth: 2008) da Divina Comédia (1321) de Dante Alighieri (1265 – 1321), realizada na edição (2008) da obra dantesca, por Alberto Martini (1876 – 1954). Como aporte teórico para a construção discursiva é utilizado Maingueneau (2006) e para as questões sobre a ilustração Barthes (1990) e Aumont (2008). O corpus se refere às três Cânticas da Divina Comédia (as do livro Inferno, as do Purgatório e do Paraíso). Especificamente, serão estudados os Cantos XXXIV do Inferno, XII do Purgatório, XI e XXXIII do Paraíso. Nestes cantos serão verificados os pecados (luxúria, soberba e avareza) e as beatitudes (castidade, humildade e generosidade).
Palavras-chave: Dante Alighieri, Divina Comédia, Alberto Martini, texto, imagem, ilustração.
Riassunto
Studio del Sacro e del Profano nel testo poetico e nell’illustrazione (Santaella e Nöth: 2008) della Divina Comédia (1321) di Dante Alighieri (1265 – 1321), fatta nell’edizione (2008) dell’opera dantesca, da Alberto Martini (1876 – 1954). Come appoggio teorico per la costruzione discorsiva viene usato Maingueneau (2006) e per le questioni sulle illustrazioni Barthes (1990) e Aumont (2008). Il corpus si riferisce alle tre Cantiche della Divina Comédia (quelle del libro Inferno, quelle del Purgatorio e quelle del Paradiso). Specificamente, verranno studiati i Canti XXXIV do Inferno, XII do Purgatorio, XI e XXXIII do Pardiso. In questi canti verranno controllati i peccati (lussuria, superbia e avarizia) e le beatitudini (castità, humiltà e generosità).
Palavras chave: Dante Alighieri, Divina Comédia, Alberto Martini, texto, imagem, ilustração.
Abstract
A study of the Sacred and the Profane in poetic texts and illustrations (Santaella and Nöth: 2008) from Divine Comedy (1321) by Dante Alighieri (1265 – 1321), performed in the Dante’s work edition (2008), by Alberto Martini (1876 – 1954). As a theoretical subsidy for the discursive construction, it was used Maingueneau (2006), and for the matters about illustration, Barthes (1990) and Aumont (2008). The corpus refers
to the three Canticles from Divine Comedy (from the canticas Inferno, Purgatorio and Paradiso). More specifically, the cantos XXXIV from Inferno, XII from Purgatorio, XI and XXXIII from Paradiso will be studied. In these cantos the sins lust, pride and greed will be analyzed, and the beatitudes (castity, humility and generosity).
Palavras-chave: Dante Alighieri, Divina Comédia, Alberto Martini, texto, imagem, ilustração.