Tese 2017

Nome da autora : Gisele Reinaldo da Silva

Título do trabalho: Arturo Uslar Pietri e o romance histórico contemporâneo: metáforas de um novo homem

Esta pesquisa de Doutorado discute a formação das identidades hispano- americanas – mestiças, heterogêneas, porém, com características políticas e histórico-culturais afins – tendo como base o romance histórico contemporâneo El camino de El Dorado, do escritor venezuelano Arturo Uslar Pietri, publicado em 1947. O estudo pauta-se na hipótese de que, ao construir poeticamente romances históricos, o autor visita o passado, em busca das origens de seu povo, como modo de questionamento do presente, no século XX, e projeção imagética do futuro, contribuindo, assim, para a construção da identidade cultural da Venezuela, remetendo, também, a outros países da América Latina. Em outras palavras, ao empreender um relato de viagem histórico e geográfico pelo rio Amazonas, projetando-se ao período da Conquista espanhola da América, Uslar Pietri funda, na verdade, uma viagem simbólica sobre a história da civilização do mundo ocidental. A representação narrativa dos acontecimentos de mais alta tensão do passado são imprescindíveis para o processo de formação dos nacionalismos americanos do século XX. Nesta pesquisa, buscamos, ainda, apresentar um estudo crítico sobre temas predominantes na obra de Uslar Pietri – poder, memória, olhar, Barroco estético – entendendo-os como mecanismos teóricos e estéticos decisivos para a análise posterior de sua criação literária.

Palavras-chave: Arturo Uslar Pietri, El camino de El Dorado, Romance Histórico, Identidades Culturais, Mestiçagem Cultural, Modernidade.

Esta investigación de Doctorado discute la formación de identidades hispanoamericanas – mestizas, heterogéneas, pero, con características políticas e histórico-culturales afines – teniendo como base la novela histórica contemporánea El camino de El Dorado, del escritor venezolano Arturo Uslar Pietri, publicada en 1947. El estudio se basa en la hipótesis de que, al construir poéticamente novelas históricas, el autor visita el pasado, en búsqueda de los orígenes de su pueblo, como modo de cuestionamiento del presente, en el siglo XX, y proyección imagética del futuro, contribuyendo, así, para la construcción de la identidad cultural de Venezuela, remitiendo, también, a otros países de América Latina. En otras palabras, al emprender un relato de viaje histórico y geográfico por el río Amazonas, proyectándose al período de la Conquista española de América, Uslar Pietri funda, en verdad, un viaje simbólico sobre la historia de la civilización del mundo occidental. La representación narrativa de los hechos de más alta tensión del pasado son imprescindibles para el proceso de formación de los nacionalismos americanos del siglo XX. En esta investigación, buscamos, aún, presentar un estudio crítico sobre temas predominantes en la obra de Uslar Pietri – poder, memoria, mirada, Barroco estético – comprendiéndolos como mecanismos teóricos y estéticos decisivos para el análisis posterior de su creación literaria.

Palabras clave: Arturo Uslar Pietri, El camino de El Dorado, Novela Histórica, Identidades Culturales, Mestizaje Cultural, Modernidad.

This PhD research discusses the formation of Hispano-American identities – mestizo, heterogeneous, however with similar political and historical-cultural characteristics – based on the contemporary historical novel El camino de El Dorado written by the Venezuelan Arturo Uslar Pietri, published in 1947. The current study is based on the hypothesis that, when constructing poetically historical novels, the author visits the past, searching for the origins of his people, as a way of questioning the present, in the twentieth century, and imaginary projection of the future, contributing thus to the construction of the cultural identity of Venezuela, referring also to other countries in Latin America. In other words, by undertaking a historical and geographical travel report along the Amazon River, projecting himself to the period of the Spanish Conquest of America, Uslar Pietri creates, in fact, a symbolic journey on the history of the civilization of the Western world. The narrative representation of the tensest events in the past are essential for the process of formation of the American nationalisms of the 20th century. In this research, we also seek to present a critical study on prevailing themes in the Uslar Pietri’s work – power, memory, look, aesthetic baroque – Understanding them as decisive theoretical and aesthetic mechanisms for the later analysis of his literary creation.

Keywords: Arturo Uslar Pietri, El camino de El Dorado, Historical Romance, Cultural Identities, Culture Mongrelisation, Modernity.