Doutorado

Tese 2017

Nome da autora : Danilo Lopes Brito

Título do trabalho: O Brasil revisitado. Novos estereótipos sobre o Brasil a partir de produções musicais italianas

Resumo

É sabido que, ao longo dos séculos, diferentes olhares tiveram o Brasil, seu povo e sua cultura como foco. Os discursos decorrentes dos mesmos produziram estereótipos que até hoje são postos em larga circulação. De fato, desde os primeiros relatos sobre o Brasil, esses discursos têm diferentes faces e veiculam estereótipos que, na verdade, se diferenciam entre si. Para além do exotismo, da violência, da sexualidade evidente e dos ares cool de alguns contextos brasileiros representados no exterior, um novo estereótipo relacionado ao Brasil toma forma atualmente na Itália. A partir da mais conhecida produção cultural brasileira, a música, um selo musical milanês chamado Schema Records, que trabalha diretamente com referências de samba e de bossa nova, dá margem a um novo olhar para o Brasil através de seus materiais de divulgação e dos demais
discursos midiáticos atrelados à sua produção. A presente pesquisa visa a analisar de que modo se dá tal processo, bem como investigar a criação de um novo estereótipo sobre o Brasil a partir da repercussão desses discursos em contexto midiático. Para tanto, lança-se mão da análise do discurso e de ensinamentos da sociologia para compreender tal processo. Reflete-se, também, sobre o conceito de estereótipo para além dos motores de sua criação. No mais, faz-se ainda um traçado histórico das trocas musicais entre o Brasil e a Itália. Este estudo analisa, portanto, as novas representações do Brasil feitas no contexto midiático internacional através da produção fonográfica da Schema Records.

Palavras-chave: Estética Musical Brasileira, Estereótipo, Discurso, Gosto, Mercado Fonográfico Italiano

Abstract

It is known that there have been different approaches to Brazil, its people and its culture throughout centuries. The speech derived from them have produced stereotypes which are vastly spread. In fact, ever since the first accounts on Brazil, that speech has had different aspects and conveyed stereotypes. Indeed they are different from one another. Beyond exoticism, violence, explicit sexuality and coolheadedness found in some Brazilian contexts and represented abroad, a new stereotype concerning the country is ongoing in Italy. Departing from the best known culture product from Brazil, its music, a recording label from Milan called Schema Records, which deals directly with samba and bossa nova references, gives rise to a fresh look at Brazil through its advertising materials and other media discourse related to its production. The present study aims at analysing how the process takes place, as well as investigating the creation of a new stereotype about Brazil from the effect of that rhetoric in media context. It takes resorting to discourse analysis and teachings on Sociology in order to understand the process. Reflections on the concept of stereotypes are shown beyond their generation. Furthermore, musical exchanges between Brazil and Italy are traced back. Thus, this study analyses the new representations of Brazil made in the international communication means through the phonographic production of Schema Records.

Keywords: Brazilian musical aesthetics, stereotypes, discourse, taste, Italian phonographic market

Letícia Rebollo Couto

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Ary Pimentel

 

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