Tese 2017

Nome da autora : Adriana Ortega Clímaco

Título do trabalho: História e ficção na representação de Eva Perón: margens confluentes

O tema do presente trabalho é a relação entre história e ficção na representação de Eva Perón. São analisadas a autobiografia La razón de mi vida, de Eva Perón, o romance Santa Evita, de Tomás Eloy Martínez, e a biografia Evita: jirones de su vida, de Felipe Pigna. Apresentam-se questões relativas ao efeito de historicidade construído na narratividade do discurso histórico, bem como os mecanismos de ficcionalização da matéria histórica. As obras foram analisadas a partir dos conceitos de história e historiografia de Bloch, Certeau, White e Benjamin; ficção, de Iser; autobiografia, pacto autobiográfico e autoficção, de Pozuelo Yvancos, Lejeune, Bourdieu e Alberca; hagiografia, de Certeau, e imaginário, de Le Goff. Verificou-se em La
razón de mi vida, a representação autobiográfica, em Santa Evita, a hagiográfica e, em Evita: jirones de su vida, a política. Foram observados os elementos criadores do efeito de historicidade, por um lado, e os ficcionalizadores da história, por outro. A reflexão considerou também o imaginário evitista na confluência entre as margens da história e da ficção.

Palavras-chave: Eva Perón – Ficção – Imaginário – História – Literatura argentina

El presente trabajo tiene como finalidad la relación entre historia y ficción en la representación de Eva Perón. Se analizan la autobiografía La razón de mi vida, de Eva Perón, la novela Santa Evita, de Tomás Eloy Martínez, y la biografía Evita: jirones de su vida, de Felipe Pigna. Se presentan cuestiones a cerca del efecto de historicidad construido en la narratividad del discurso histórico, así como los mecanismos de ficcionalización de la materia histórica. Se analizaron las obras a partir de los conceptos de historia e historiografía de Bloch, Certeau, White y Benjamin; ficción, de Iser; autobiografía, pacto autobiográfico y autoficción, de Pozuelo
Yvancos, Lejeune, Bourdieu e Alberca; hagiografía, de Certeau, e imaginario, de Le Goff. Se verificó en La razón de mi vida, la representación autobiográfica, en Santa Evita, la hagiográfica y, en Evita: jirones de su vida, la política. Se observaron los elementos creadores del efecto de historicidad, por un lado, y los ficcionalizadores de la historia, por otro. La reflexión consideró también el imaginario evitista en la confluencia entre las orillas de la historia y la ficción.

Palavras-clave: Eva Perón – Ficción – Imaginario – Historia – Literatura argentina

The aim of this work is relating history and fiction in the representation of Eva Perón. The autobiography La razón de mi vida by Eva Perón, the novel Santa Evita by Tomás Eloy Martínez, and the biography Evita: jirones de su vida by Felipe Pigna were analyzed. They present issues about the effect of historicity built on the narrativity of historical discourse, as well as the mechanisms for the fictionalization of historical matter. The works were analyzed from history and historiography concepts by Bloch, Certeau, White and Benjamin; from fiction by Iser; autobiography, autobiographical Pact and autofiction by Pozuelo, Yvancos Lejeune, Bourdieu and Alberca; hagiography by Certeau, and imaginary by Le Goff. In La razón de mi vida, the autobiographical representation was found, in Santa Evita, the hagiographic representation and in Evita: jirones de su vida, politics. The elements observed were the effect of historicity, on the one hand, and the fictionalizers of history, on the other. The study also considered the imaginary of Evita at the confluence between the margins of history and fiction.

Keywords: Eva Perón – Fiction – Imaginary – History – Argentine literature