Doutorado

Tese 2016

Nome da autora : Tarciso Gomes do Rego

Título do trabalho: A visão distópica da modernidade na poesia: os anos de formação de Roberto Bolano

Resumo

A presente tese tem o objetivo de trazer novas contribuições no que diz respeito ao papel da literatura como instrumento de análise do processo histórico. O estudo pretende fazer uma pesquisa sobre a obra de Roberto Bolaño (poesia, contos e romances), focalizando o percurso vivenciado por Arturo Belano, o andarilho de Los detectives salvajes, durante o ápice do drama sofrido pela América Latina ao longo dos anos 60. Considerando a forte influência do movimento Beat entre os Infra-realistas e a liderança exercida por Bolaño nesse grupo, é evidente que o romance, o qual se assemelha a uma coletânea de contos, na qual se fazem presentes os mais diversos gêneros populares, desde o melodrama até as lendas que povoam a imaginação das pessoas, pode ser objeto de um estudo, cujo objetivo é ressaltar a importância do folhetim na chamada grande literatura. Será feita, então, uma ponte entre alguns autores, como William Blake, final do século XVIII e início XIX e outros, ao longo do século XIX, destacando, neste caso, a flânerie de Charles Baudelaire e as andanças de Arthur Rimbaud, chegando ao século XX, com Allen Ginsberg e Julio Cortázar, que também expressaram a distopia da sociedade moderna. A partir de uma leitura dialética de Walter Benjamim em Charles Baudelaire: Um lírico no auge do capitalismo e Magia e técnica, arte e política, acrescentada de Herbert Marcuse, Ernst Bloch, Carlos Guilherme Mota, Cláudio Willer, Raymond Williams, Zygmunt Bauman, Idelber Avelar, Lukács, Gramsci e Marlise Meyer, dentre outros, analisaremos a relação entre a cultura e a sociedade moderna, com o intuito de mostrar como esses autores expressaram a dissociação entre o homem e a cidade grande, a partir do crescimento da sociedade burguesa ao longo dos séculos XIX e XX. Acentuaremos que Bolaño fez o mesmo, só que no romance e na poesia.

Palavras-chave: Roberto Bolaño; Revolução industrial; movimento Beat; contra-cultura; Maio de 68; Infra-realismo; utopia; distopia; romance; folhetim; Literatura hispano-americana.

Abstract

This thesis aims to bring new contributions regarding the role of literature as an instrument of analysis of the historical process. The study aims to make a research about the work of Roberto Bolaño (poetry, short stories and novels), focusing on the journey experienced by Arturo Belano, the wanderer of Los detectives salvajes, during the drama suffered by Latin America in the 60s. Understanding that the Beat movement exercised strong influence between the Infra-realistic, and there was a leadership exercised by Bolaño in this group, it is clear that the novel, which resembles a collection of short stories, in which there are several popular genres, from melodrama to legends that populate the imagination of people, can be the subject of a study, whose purpose is to highlight the importance of popular literature in what is called great literature. So we will establish a connection with some authors, like Wiiliam Blake, late eighteenth and early nineteenth, and others throughout the nineteenth century, highlighting, in this case, the flânerie of Charles Baudelaire and the wanderings of Arthur Rimbaud, reaching the twentieth century, with Allen Ginsberg and Julio Cortázar, who also expressed the dystopia of modern society. From a dialectical reading of Walter Benjamin Charles Baudelaire: A Lyric at the height of capitalism and Magic and technique, art and politics, Herbert Marcuse, Ernst Bloch, Carlos Guilherme Mota, Claudio Willer, Raymond Williams, Zygmunt Bauman, Idelber Avelar, Lukács, Gramsci e Marlise Meyer, among others, we intend to analyze the relationship between culture and modern society, in order to show how these authors expressed the dissociation between the human being and the great city, from the growth of bourgeois society throughout the nineteenth and twentieth century. It is our intention to show too that Roberto Bolaño did the same, not only in the novel, but also in the poetry.

Keywords: Roberto Bolaño; Industrial Revolution; Beat movement;
counter-culture; May 68; Infra-realism; Utopia; dystopia; novel; folhetim;
Spanish-American literature.

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

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