Doutorado

Tese 2016

Nome da autora: Marianna Fernandes de Vasconcellos

Título do trabalho: Campo literário e campo jornalístico: espaços de visibilidade na trajetória de Guy de
Maupassant

Resumo

Estudo sociodiscursivo da trajetória de Guy de Maupassant no campo literário francês durante a Terceira República através da problematização do lugar do escritor no campo literário, fundamentado pela teoria sociológica desenvolvida por Pierre Bourdieu e os estudos da Análise de Discurso de Escola Francesa propostos por Dominique Maingueneau. Visto que a trajetória de Maupassant se deu também de maneira intensa no campo jornalístico, propõe-se uma análise do campo literário e do seu cruzamento com o campo jornalístico, a fim de se compreender a carreira de Maupassant dentro das condições de produção particulares da sua obra literária. Mais especificamente, analisa-se, a partir do romance Bel-Ami (1885), como Maupassant recria a sociedade e a imprensa parisienses, no final do século XIX. Problematiza-se a relação de Maupassant com seus editores e analisa-se o papel do capital nas delicadas relações entre a produção intelectual e seus mecanismos de reprodução e comercialização, na França do século XIX. Discute-se a vinculação entre os posicionamentos
sucessivos de Maupassant ao longo de sua carreira literária e jornalística, evidenciando sua busca por status e consequente acumulação do que Pierre Bourdieu denomina capital simbólico.

Résumé

Étude socio-discursive de la trajectoire de Guy de Maupassant dans le champ littéraire français sous la Troisième République à travers la problématisation de la position de l’écrivain dans le champ littéraire, à la lumière de la théorie sociologique développée par Pierre Bourdieu et des études de l’école française d’Analyse du discours proposées par Dominique Maingueneau. Vu que la carrière de Maupassant dans le champ journalistique a été très active, on propose une analyse du champ littéraire et de son croisement avec le champ journalistique afin de comprendre les conditions sociales particulières de production et de
circulation de son œuvre. Plus spécifiquement, on analyse à partir du roman Bel-Ami (1885) comment Maupassant recrée la société et la presse parisiennes, à la fin du XIXe siècle. On problématise le rapport entre Maupassant et ses éditeurs et on analyse le rôle du capital dans les rapports délicats entre la production intellectuelle et ses mécanismes de reproduction et de commercialisation au XIXe siècle, en France. On discute le lien entre les positionnements successifs de Maupassant le long de sa carrière littéraire et journalistique en soulignant sa quête de statut et la consécutive accumulation de ce que Pierre Bourdieu dénomme capital symbolique.

Abstract

Sociodiscursive study of Guy de Maupassant’s trajectory in the French literary scene during the Third Republic through the writer’s questioning place in the literary domain, based on the sociological theory developed by Pierre Bourdieu and studies of the French School of Discourse Analysis proposed by Dominique Maingueneau. Observing Maupassant’s intense trajectory also in the journalistic field, it is proposed an analysis of the journalistic notion of field and its intersection with the literary domain, in order to understand Maupassant’s career within the particular production conditions of his literary work. More specifically, it analyzes, from the novel Bel-Ami (1885), how Maupassant recreates the society and the Parisian press, in the late nineteenth century. It is problematized Maupassant’s relationship with his editors and analyzed the role of capital in the delicate relationship between intellectual production
and its mechanisms of reproduction and marketing in the France of the nineteenth century. It is discussed the bond between successive stances throughout his literary and journalistic career evidencing the search for status and consequent accumulation of what Pierre Bourdieu calls symbolic capital.

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

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