Tese 2016

Nome da autora : Juliana Rodrigues de Castro

Título do trabalho: O processo de ensino-aprendizagem do francês língua estrangeira ao público surdo bilíngue brasilero a partir dos princípios norteadores do letramento

Estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem do Francês Língua Estrangeira ao público surdo bilíngue brasileiro, praticante da LIBRAS como primeira língua, e do português como segunda língua, partindo do desenvolvimento da competência de leitura segundo os princípios norteadores do letramento. Sob uma perspectiva didático- pedagógica, são abordadas as políticas públicas voltadas para a Educação Especial analisando-se sua aplicabilidade e eficácia junto ao público surdo em classe de língua estrangeira. A pesquisa empírica constituiu-se em um estudo de caso de caráter qualitativo, a partir da realização de uma classe experimental de ensino do Francês Língua Estrangeira a um grupo de surdos brasileiros universitários e pós-graduandos, cuja análise, por meio da filmagem das aulas e da produção dos educandos, permitiu o estabelecimento de uma relação entre a teoria e a prática do ensino. O estudo teórico remeteu-se aos aportes da educação bilíngue para surdos, da abordagem comunicativa no ensino do FLE e das práticas de letramentos no desenvolvimento da competência de leitura, visando a constituição de uma didática das línguas adaptada às especificidades linguísticas do público surdo.

Résumé

Étude sur le processus d’enseignement-apprentissage du Français Langue Étrangère au public sourd brésilien, pratiquant de la LIBRAS comme langue première, et du portugais comme langue seconde, sur la base du développement des compétences de lecture, conformément aux principes directeurs de la littératie. Sous une perspective didactico- pédagogique, sont abordées les politiques publiques pour l’Éducation Spéciale analysant son applicabilité et son efficacité auprès du public sourd dans une classe de langue étrangère. La recherche empirique a consisté en une étude de cas qualitative, à partir de la réalisation d’une classe expérimentale de l’enseignement du Français Langue Étrangère à un groupe de sourds brésiliens étudiants des cycles supérieurs, dont l’analyse, par l’enregistrement vidéo des cours et la production des étudiants, a permis l’établissement d’une relation entre la théorie et la pratique de l’enseignement. L’étude théorique a évoqué les contributions de l’éducation bilingue pour les sourds, de l’approche communicative dans l’enseignement du français et des pratiques de littératie dans le développement des compétences de lecture, visant la constitution d’un enseignement des langues adaptées spécificités du public sourd.

This is a study on the teaching and learning process of French as a Foreign Language (FFL) to the Brazilian bilingual deaf community, who has Brazilian Sign Language (LIBRAS) as a first language and Portuguese as a second. The basis of this process is the development of reading competence according to the guiding principles of literacy. From a didactic and pedagogical perspective, this thesis addresses the public policies concerning Special Education by analyzing their applicability and effectiveness among deaf students in foreign language classes. The empirical research consisted of a qualitative case study, based on an experimental course of FFL to a group of Brazilian deaf undergraduate and graduate students. The analysis of classroom footage and students’ written contributed to the establishment of a relationship between theory and practice of teaching. The theoretical study was supported by the contributions of bilingual education for the deaf, the communicative approach to FFL teaching and literacy practices in the development of reading competence, aiming at the construction of an approach to language teaching which fits the linguistic specificities of the deaf community.