Tese 2016

Nome da autora: Edmar Guirra dos Santos

Título do trabalho: A trajetória de Jules Verne; a arte, o escritor e seu editor

Estudo da trajetória de Jules Verne no campo literário francês, realizado através da análise dos diversos momentos de sua carreira, enfocando os questionamentos feitos pelo escritor acerca do lugar da literatura e da arte, do escritor e do artista na sociedade industrial da segunda metade do século XIX. Inserido em uma abordagem sociodiscursiva, o estudo baseia sua discussão nos conceitos de campo literário, habitus, capital, espaço dos possíveis estéticos e trajetória, propostos pelo sociólogo Pierre Bourdieu, e nos aportes da Análise do Discurso de Dominique Maingueneau, através da abordagem do discurso literário e dos conceitos de posicionamento discursivo, paratopia, ethos discursivo e cenografia enunciativa. A Tese endossa a ideia de que a produção literária de um escritor está intrinsecamente relacionada a seus sucessivos posicionamentos enunciativos e às posições assumidas no campo literário. Além disso, distante da ideia do gênio romântico solitário, consideramos a produção literária como um processo coletivo que implica diversos agentes e suas negociações. Assim, a Tese destaca, no caso da obra e da carreira de Jules Verne, o papel fundamental de seu editor, Pierre-Jules Hetzel, e dos contratos firmados por eles, na determinação das escolhas estéticas e dos posicionamentos do escritor.

Résumé

Étude de la trajectoire de Jules Verne dans le champ littéraire français, menée à travers l’analyse de plusieurs moments de sa carrière, mettant en évidence l’ensemble des questions posées par l’écrivain concernant la place de la littérature et de l’art, de l’écrivain et de l’artiste dans la société industrielle de la seconde moitié du XIXe siècle. Dans une démarche sociodiscursive, l’étude s’appuie sur les concepts de champ littéraire, habitus, capital, espace de possibles esthétiques et trajectoire proposés par le sociologue Pierre Bourdieu, et sur les apports de l’Analyse du Discours de Dominique Maingueneau par l’approche du discours littéraire et des concepts de positionnement discursif, paratopie, ethos discursif et scénographie énonciative. On défend l’idée que la production littéraire d’un écrivain est directement liée à ses successifs positionnements énonciatifs et aux positions prises à l’intérieur du champ littéraire. En outre, loin de l’idée du génie romantique solitaire, on considère la production littéraire comme un processus collectif dépendant de plusieurs agents et leurs négociations. Aussi cette thèse met-elle en relief, dans le cas de l’œuvre et de la carrière de Jules Verne, le rôle fondamental de son éditeur, Pierre-Jules Hetzel, et des contrats qu’ils ont signés pour la détermination des choix esthétiques et des positionnements de l’écrivain.