Doutorado

Tese 2016

Nome da autora : Daniel Teixeira da Costa Araujo

Título do trabalho: A literatura como defesa: espaço público e espaço literário na trilogia alemã de Louis-Ferdinand Céline

Resumo

Estruturada nos eixos “espaço público-biográfico” e “espaço jurídico-literário”, esta tese procura responder à intrincada relação entre fatos vividos e transposição literária para fomentar uma investigação sobre a trilogia alemã de Céline sob a chave de leitura da defesa pública através da literatura. A partir da tensão entre um julgamento jurídico com bases legais, porém com fragilidade de provas, e um julgamento público fundamentado em princípios morais, contudo sem a sustentação legal que enquadrasse à época os crimes de racismo e de antissemitismo, procurou-se mostrar como Céline foi poupado
de uma extradição que poderia tê-lo levado a uma condenação à morte por traição à pátria sob acusação de colaboração com os nazistas. Condenado por prejuízo à defesa nacional e anistiado com a ajuda de uma manobra jurídica, Céline experimentou uma condenação pública moral, à qual teve que enfrentar até o fim de sua vida. Pretendeu-se mostrar que – ao revelar o calvário vivido na fuga pela Alemanha entre junho de 1944 e março de 1945, sua visão da história, do cotidiano da guerra e do exílio numa tentativa de se inscrever como vítima dos fatos – Céline usou da literatura, através dos romances da trilogia alemã, como uma espécie de defesa para além do processo jurídico, como se intentasse uma redenção pelo estilo. Ao elaborar um discurso de que a perseguição que sofreu tinha como base a inveja e o ódio causados por seu estilo, Céline teria conseguido recuperar em parte sua reputação literária.

Palavras-chave: Louis-Ferdinand Céline; espaço público-biográfico; espaço jurídico-literário; trilogia alemã; antissemitismo; estilo.

Résumé

Structurée sur les axes de « l’espace publico-biographique » et de « l’espace juridico- littéraire”, cette thèse vise à comprendre à la relation complexe entre faits vécus et transposition littéraire pour alimenter le débat concernant la trilogie allemande de Céline, sur base de lecture fondée sur la défense publique par la littérature. À partir de la tension entre un jugement juridique de base légale, mais avec de faibles preuves, et un jugement public, fondé sur des principes moraux mais en absence de soutien juridique qui réglerait à ce moment-là les crimes de racisme et d’antisémitisme, nous avons essayé de montrer comment Céline a été épargné d’une extradition qui l’aurait mené à une condamnation à mort pour trahison sous accusation de collaboration avec les nazis. Après avoir été reconnu coupable d’atteinte à la défense nationale et amnistié avec l’aide d’une manœuvre juridique, Céline a connu une condamnation morale publique, à laquelle il a dû faire face jusqu’à la fin de sa vie. Nous avons voulu montrer que, en révélant son point de vue de l’histoire, le calvaire vécu dans la fuite pour l’Allemagne entre 1944 et 1945, la vie quotidienne de la guerre et l’exil comme une tentative de s’inscrire en tant que victime des faits, Céline a utilisé la littérature à travers les romans de la trilogie allemande, comme une sorte de défense au-delà de la procédure judiciaire, comme si il cherchait la rédemption par le style. En élaborant un discours selon lequel la persécution qu’il a subi était fondée sur l’envie et la haine provoquées par son style, Céline aurait été en mesure de récupérer une partie de sa réputation littéraire.

Mots-clés: Louis-Ferdinand Céline; espace publico-biographique; espace juridico-littéraire; trilogie allemande; antisémitisme; style.

Abstract

Structured around the ‘biographical-public space’ and ‘juridical-literary space’ lines, this thesis aims to address the question of the intricate relationship between facts and literary transposition to promote research on the German trilogy of Céline, with the perspective of reading the public defense through his literature. From the tension between being judged on a trial with legal bases but fragile evidence, and being judged by the public opinion based on moral principles but without legal support comprising the crimes of racism and antisemitism at the time, this work attempts to demonstrate how Céline was spared an extradition that could have led to a death sentence for treason against the country for charges of collaboration with the Nazis. Condemned by injury to national defense and amnestied with the help of a legal maneuver, Céline experienced a public moral condemnation, which he had to face until the end of his life. This research intended to show that, by revealing the ordeal lived in the escape through Germany between 1944 and 1945, his view of history, daily war routine and exile in an attempt to register himself as a victim of the facts, Céline used literature, using the German trilogy novels as a means of defense beyond the legal process as if he was pursuing a redemption through style. By articulating a speech in which the persecution he suffered was based on envy and hatred caused by his style, Céline managed to partially regain his literary reputation.

Keywords: Louis-Ferdinand Céline; biographical-public space; juridical-literary space; German trilogy; antisemitism; style.

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

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