O Programa
PPGLEN – Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas
O Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas (conceito 5 na avaliação quadrienal da Capes) é centro de referência nacional e internacional para a pesquisa e o ensino das línguas e literaturas espanhola, francesa e italiana bem como das literaturas hispânicas, de expressão francesa e italiana.
O Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas se subdivide nas seguintes áreas:
Estudos Literários Neolatinos (opções: Literaturas Hispânicas, Literaturas de Língua Francesa, Literatura Italiana, Línguas e Culturas em Contato)
Estudos Linguísticos Neolatinos (opções: Língua Espanhola, Língua Francesa, Língua Italiana, Línguas e Culturas em Contato)
Seus objetivos podem ser sintetizados em três pontos:
- Formar e capacitar docentes e pesquisadores especializados nas línguas e literaturas neolatinas e oferecer um espaço acadêmico de produção de conhecimento e reflexão sobre seu ensino e aprendizagem.
- Desenvolver pesquisas integradas que incorporem teorias e enfoques metodológicos atuais das áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Teoria Literária, Literatura Comparada e Poética, voltados respectivamente para as línguas e literaturas neolatinas.
- Desenvolver pesquisas que integrem outras áreas de conhecimento numa abordagem interdisciplinar.
Desde sua criação, em 1983, o Programa desenvolve suas atividades de docência e pesquisa visando uma real integração dos Estudos Linguísticos e Estudos Literários e buscando o diálogo interdisciplinar.
As perspectivas futuras do Programa são:
- Uma reflexão teórico-crítica que leve em consideração a especificidade do campo de ensino-aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras modernas no contexto educacional da realidade brasileira.
- Uma política institucional de convênios e parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento da pesquisa e a divulgação de resultados.