Internacionalização

PPGLEN – Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas

INTERNACIONALIZAÇÃO DO PPGLEN E PROGRAMA CAPES PRINT

1) Nos primeiros anos do Quadriênio 2017-2020

Em relação à inserção internacional do Programa,  são muito tradicionais e consistentes no PPGLEN as parcerias e convênios com instituições de outros países, inclusive pelas características das subáreas de línguas e literaturas estrangeiras modernas, a exemplo do acordo Capes/Cofecub e de acordos de cooperação com universidades estrangeiras, tais como Université de Provence, Université Paris XII, Università degli Studi di Roma – La Sapienza, Universitàdegli Studi di Siena, Universidade Normal de Sichuan (Chengdu), entre outros, que tiveram vigência ao longo do último quadriênio (2013-2016).

Em relação à inserção internacional do Programa,  são muito tradicionais e consistentes no PPGLEN as parcerias e convênios com instituições de outros países, inclusive pelas características das subáreas de línguas e literaturas estrangeiras modernas, a exemplo do acordo Capes/Cofecub e de acordos de cooperação com universidades estrangeiras, tais como Université de Provence, Université Paris XII, Università degli Studi di Roma – La Sapienza, Universitàdegli Studi di Siena, Universidade Normal de Sichuan (Chengdu), entre outros, que tiveram vigência ao longo do último quadriênio (2013-2016).

Dentre os acordos de cooperação internacional vigentes neste quadriênio (2017-2020), destacamos as ações de intercâmbio internacional a seguir:

– Acordo Acadêmico-Científico entre o PPGLEN/UFRJ e a Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, através do Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines e da École Doctorale Cultures, régulations, institutions, territoires– França. Tem como responsável, pelo Programa o Prof. Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, e pela Universidade Francesa, o Prof. Jean-Yves Mollier. Assinatura do acordo: 11 de julho de 2013 – vigência: 05 anos (<http://www.scri.ufrj.br>). Em 2017 e 2018, o PPGLEN recebeu o Prof. Jean-Yves Mollier para conferências e debates com docentes e alunos de Graduação e Pós-graduação, sob organização do prof. Pedro Paulo Catharina e da profa. Celina Moreira de Mello.

– Acordo de Cooperação com a Università degli Studi di Salerno, Itália, coordenado pelo Prof. Fabiano Dalla Bona (PPGLEN – UFRJ). Trata-se de Acordo Geral de Cooperação Acadêmica e Intercâmbio Técnico, Científico e Cultural, com previsão de mobilidade. Assinatura do acordo no âmbito da UFRJ: 1º de janeiro de 2013 – vigência: 05 anos (<http://www.scri.ufrj.br>). Em 2017 ocorreram as participações dos professores Sebastiano Martelli, Rosa Maria Grillo e Giorgio Sica (US Salerno) no XVII Congresso da ABPI/ XI Encontro Internacional de Estudos Italianos/ VI Jornada de Italianística da América Latina: Trânsitos, migrações e circulações, a Itália e o italiano em movimento, na Faculdade de Letras da UFRJ.

– Acordo de Cooperação, mediante assinatura de Protocolo de Intenções, entre a UFRJ e a Universidade de Burgos (Espanha), implementado em novembro de 2018 pelo Prof. Miguel Ángel Zamorano Heras (PPGLEN – UFRJ) e a Profa. María Luisa Lobato (Grupo PROTEO – UBU) com reuniões científicas celebradas em 2017 (Madri) e fevereiro de 2019 (Burgos) e colaborações, como a tradução ao português de entremeses de Agustín Moreto (http://www.moretianos.com/tradPortugues.php), e a colaboração entre ambos pesquisadores no livro Teatro Breve do Século de Ouro, que publicará a editora Perspectiva em 2019.

Neste quadriênio, também, os seguintes trâmites de acordos de cooperação internacional foram iniciados:

– Profa. Ana Maria Lisboa de Mello e Profa. Elena Palmero González: convênio entre a UFRJ e a Universidade Michel de Montaigne- Bordeaux (França).

– Prof. Antonio Francisco de Andrade Júnior: acordo com a Universidade de Potsdam (Alemanha), junto ao Prof. Dr. Ottmar Ette, que protagoniza internacionalmente a linha teórica do Trans Area Studies.

– Prof. Marcelo Jacques de Moraes: convênio em andamento com a Universidade de Valenciennes (França).

Destacam-se ainda as seguintes ações envolvendo parcerias internacionais:

– Profa. Ana Maria Lisboa de Mello:

Encontros, revisão de verbetes, coordenações da montagem do Dicionário de personagens portuguesas na prosa ficcional brasileira, em parceria com a University of Colorado- Boulder; Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3; CLEPUL-Universidade de Lisboa. Foram ações relacionadas ao projeto «Portugueses de papel.  Personagens portuguesas no romance brasileiro». Trata-se de projeto com mais de 100 pesquisadores do Brasil e do exterior. No Brasil, o projeto é coordenado por Ana Maria Lisboa; na França, por Jacqueline Penjon (Sorbonne Nouvelle); nos Estados Unidos, por Tania Martuscelli (University of Colorado-Boulder).

– Profa. Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva:

Parceria com a UBA e a UFRJ para co-supervisão da pesquisa de pós-doutorado da professora Regina Simon da Silva (docente UFRN), realizada pelas Professoras Cláudia Luna e Cristina Iglesia, professora titular do Instituto de Letras da UFRJ (período 2018/2019).

– Profa. Elena C. Palmero González:

Palestrante convidada no Colloque Perspectives dé centré es dans le monde lusophone et ailleurs: discours, territoire et société actuelle. Migrations em Amérique Latine, em outubro de 2018, na Université Bordeaux Montaigne, instituição com a que estamos fechando convênio de cooperação internacional (o processo está em fase final de assinatura pelos reitores).

Destaca-se ainda o constante envio de doutorandos do PPGLEN com bolsa PDSE da Capes para período de doutorado sanduíche em universidades do exterior que possuem acordos ou convênios com o PPGLEN. Além disso, ressaltamos a participação do PPGLEN no Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Capes apresentado pela UFRJ.

Deve-se mencionar, ainda, o empenho dos Editores da Revista Alea em convidar pesquisadores que constituem referência internacional em suas áreas de estudos para atuarem como editores convidados em cada volume da revista.

2) PROGRAMA CAPES PRINT – segunda metade do Quadriênio

Tendo em vista que a Universidade foi contemplada pelo CAPES/PRINT, o PPGLEN pode contar com recursos deste edital previstos em seu plano de trabalho, ao longo dos próximos quatro anos, a saber: bolsas para Professores Visitantes do Programa no Exterior, bolsas de PDSE para alunos do Doutorado e Missões de Trabalho de professores do Programa no Exterior, bem como atuação de professores estrangeiros em nosso Programa.

Em 2019 foram divulgados editais e selecionados candidatos para as seguintes bolsas e missões, vinculadas a convênios em formação ou consolidados entre a UFRJ e as Universidades estrangeiras:

  1. BOLSA PROFESSOR VISITANTE JÚNIOR – Prof. Antonio Andrade – Universidade de Potsdam (2019-2020) – Alemanha – Pós-doutorado
  2. BOLSA PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR – Prof. Victor Lemus – Universidade Autônoma do México (2019-2020) – México – Pós-doutorado
  3. BOLSA PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL – Profa. Fabiana Cacciapuoti – Biblioteca Nacional de Nápolis – (outubro de 2019)
  4. BOLSA PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL – Prof. Ulrich Sauerland – Centro de Pesquisa de Leibniz – Alemanha
  5. BOLSA SANDUÍCHE NO EXTERIOR – Doutorando Zadig Gama – Universidade Paris IV – França (janeiro a junho de 2020)
  6. MISSÃO DE TRABALHO NO EXTERIOR – Profa. Elena Palmero – Universidade de CUNY – EUA (novembro de 2019)
  7. MISSÃO DE TRABALHO NO EXTERIOR – Prof. Miguel Zamorano – Universidade de Burgos – Espanha (outubro de 2019)

Foram recebidos no Programa, para participação em Congressos e Seminários, em 2019, sob os auspícios do PPGLEN os seguintes convidados estrangeiros:

a)      Doutor Stéphane Pétermann (Universidade de Lausanne – França), para participar como conferencista convidado no 2º Simpósio SIELCC (Simpósio Internacional de Línguas e Culturas em Contato), realizado de 07 a 10 de outubro de 2019, na Faculdade de Letras da UFRJ.

b)      Doutor Federico Gerhardt (Universidad de La Plata – Argentina) para ministrar conferencia sobre Literatura e Exílio durante a Guerra Civil Espanha, em novembro de 2019, na Faculdade de Letras da UFRJ

c)      Pablo Rocca Prof. Dr. Pablo Rocca (Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación Universidad de la República – Argentina) – conferência sobre o Brasil na Biblioteca Ayacucho de Caracas

d)      Alfredo Vélez Rodríguez (Universidad de Burgos – Espanha) – conferência sobre “Cervantes y el Viaje de Turquia de Pedro de Urdemalas, no XIX Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas na Faculdade de Letras da UFRJ (outubro de 2019)

e)      Prof. Philipp Obrist (Universidade de Zurique – Suiça) e Patrícia Ramos (doutoranda do PPGLEN – professora substituta da Universidade de Lausanne) – conferência sobre “Pluricentrismo no ensino do Espanhol como Língua Estrangeira na Suiça” – outubro de 2019 e Pesquisa de Campo com alunos da Faculdade de Letras da UFRJ

Letícia Rebollo Couto

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Ary Pimentel

 

posneolatinas@letras.ufrj.br

Telefone/Phone

55 21 3938-9771

 

Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas
– Faculdade de Letras / UFRJ

Av. Horácio Macedo, 2151
Salas F-325
Cidade Universitária CEP 21941-917
Rio de Janeiro – RJ