Dissertações 2019 Foram defendidas 11 dissertações nesse ano Última atualização em 01/02/20 Ana Carolina de Souza Rodrigues – A Avaliação no ensino de francês: um percurso reflexivo do professor-avaliador Beatriz Prudencio Pontes – El Camino a Ítaca: Alegoria do fim do século XX Brenda de Oliveira Dardari – O reconhecimento de sentenças de topicalização e deslocamento à esquerda por falantes de espanhol do Chile e do Peru aprendizes do português do Brasil (L2) Eduarda Araújo da Silva Martins – L’Assommoir, de Émile Zola, na França e no Brasil: de romance da classe operária a obra moral Géssica Santana de Oliveira – A influência do fator distância na seleção das diferentes estratégias de realização do objeto direto anafórico na gramática dos falantes de Medellín Glaucia Moreira Secco – Cuando a nosotras no nos quieren tanto, nos reunimos e tomamos a palavra: a violência de gênero em um romance de Marcela Serrano. Jeannie Bressan Annibolete de Paiva – IL CLASIO: o Esopo Italiano e sua mitopoese Leonardo Vianna da Silva – L’isola plurale: representações literárias da sicilianidade em Luigi Pirandello e Giuseppe Tomasi di Lampedusa Kelly Virginia Martins – Estudo crítico de duas abordagens em avaliação escolar e a dimensão ética do professor-avaliador no ensino de francês língua estrangeira (FLE) Marcus Vinícius da Silva – Discurso, variação linguística e política de ensino de espanhol língua estrangeira no livro didático de ensino fundamental Vanessa de Azevedo Baeta Alves Pereira – Possessivos simples e perifrásticos de 3ª pessoa em variedades do espanhol: um estudo sociolinguístico Coordenador/Coordinator Letícia Rebollo Couto Vice-Coordenador/Deputy Coordinator Ary Pimentel Email posneolatinas@letras.ufrj.br Telefone/Phone 55 21 3938-9771 Endereço/Address Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas – Faculdade de Letras / UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151 Salas F-325 Cidade Universitária CEP 21941-917 Rio de Janeiro – RJ