Mestrado

Dissertação 2019

Nome da autora : Ana Carolina de Souza Rodrigues

Título do trabalho: A Avaliação no ensino de francês: um percurso
reflexivo do professor-avaliador

Resumo

Considerando o cenário do ensino e da aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE), a presente dissertação busca propor um trajeto de possibilidades reflexivas para o professor-avaliador. Possuímos, ainda, o intuito de sugerir, como consequência de nossos processos reflexivos, uma nova proposta de avaliação baseada em um relatório de observação de competências, redigido pelo aluno e pelo professor em conjunto e, se possível, uma análise em termos de grupo, seguido de uma reflexão a partir de três perguntas: sendo o aluno sozinho, o que ele traz? O que ele é capaz de realizar em termos de grupo? O que ele é capaz de realizar sozinho e até onde ele consegue chegar? Para tal, proporemos levantamentos de situações e de questionamentos decorrentes dos processos avaliativos de aprendizagem de FLE de uma instituição pública, localizada no Rio de Janeiro, para mostrar como a forma de avaliar está sempre ligada ao modelo tradicional. Será realizada não somente a análise dessas situações, mas, também, a análise dos documentos oficiais que regem a avaliação na instituição, com o objetivo de verificar os procedimentos avaliativos efetuados em sala de aula. Além disso, mostraremos que a escolha de outro formato de avaliação é um aspecto complexo no processo de ensino e aprendizagem de FLE e, ainda, alguns conceitos teóricos de autores que apresentam propostas de avaliação, tais como Cuq & Gruca (2005), Perrenoud (1999) e Pacheco (2012). Por fim, embora criticada no meio acadêmico, mostraremos que a representação
de um resultado através de uma nota ainda simboliza a forma mais tradicional de avaliar. Sabe-se, no entanto, que a aprendizagem de uma língua estrangeira não pode ser medida. Neste sentido, no lugar de se medir a competência de um aluno através de uma nota numérica ou alfabética, melhor seria a elaboração de um relatório de observação.

Palavras-chave: língua francesa, FLE, ensino, aprendizagem, avaliação, coparticipação.

Résumé

À partir de la conception de l’enseignement et de l’apprentissage du français langue étrngère (FLE), ce travail vise à proposer un parcours de possibilités de réflexion à l’enseignant-évaluateur. Nous avons également l’intention de suggérer, à la suite de notre travail réflexif, une nouvelle proposition d’évaluation basée sur un rapport d’observation de compétences rédigé par l’apprenant et l’enseignant et, si possible, une analyse du groupe, suivi d’une réflexion à partir de trois questions: Quelles sont les connaissances acquises par l’apprenant? Qu’est-il capable de produire dans un contexte de groupe? Que peut-il faire seul et jusqu’où peut-il arriver? Pour que cela soit possible, nous vérifierons certaines situations d’évaluation et quelques questions posées par des apprenants et des
enseignants de FLE d’une institution publique située à Rio de Janeiro, afin de montrer que l’évaluation est toujours liée au modèle traditionnel. Nous ferons une analyse de ces situations ainsi que des documents officiels traitant de l’évaluation de cette institution choisie pour vérifier les procédures d’évaluation. En outre, basés sur quelques concepts théoriques de certains auteurs qui présentent des propositions d’évaluatiuon – tels que Cuq & Gruca (2005), Perrenoud (1999) et Pacheco (2012) –, nous montrerons que le choix d’un autre format d’évaluation est un aspect complexe de l’enseignement et l’apprentissage de FLE. Finalement, malgré la critique de la note dans le monde universitaire, nous montrerons que la représentation d’un résultat par une note symbolise toujours la forme la plus traditionnelle d’évaluation. Pourtant, nous savons que l’apprentissage d’une langue étrangère ne peut pas être mesurée. En ce sens, au lieu de
mesurer la compétence d’un apprenant à travers une note numérique ou alphabétique, nous proposerons l’élaboration d’un rapport d’observation.

Mots-clés: Langue française, FLE, enseignement, apprentissage, évaluation, co- participation.

Abstract

Based on the conception of teaching and learning French as foreign language (FFL), this dissertation aims to offer a path of reflective possibilities to the teacher-evaluator. We also intend to suggest, as a consequence of our reflective processes, a new evaluation proposal based on a skills observation report written by the student and the teacher together and, if possible, an analysis in terms of the group, followed by the reflection of three questions: What are the knowledge acquired by the student? What is the student capable of producing in a group context? What can he do alone and how far can he go? For this to be possible, we will verify some evaluation situations and some questions posed by students and teachers of French as foreign language (FFL) of a public institution located in Rio de Janeiro, to show how the evaluation process is always linked to the traditional model. It will be done not only the analysis of these situations, but also an
analysis of the official documents of the evaluation of this institution to verify the evaluation procedures. In addition, we will show that the choice of another evaluation format is a complex aspect in the teaching and learning of French as foreign language (FFL), as well as authors such as Cuq & Gruca (2005), Perrenoud (1999) and Pacheco (2012). Finally, despite the criticisms of the note in the academic world, we will show that the representation of a result by a note still symbolizes the most traditional form of evaluation. But we know that the learning of a foreign language can not be measured. In this sense, instead of measuring the competence of a student through a note, we will propose the elaboration of the observation report.

Keyword: French language, FFL, teaching, learning, evaluation, co-participation.

Letícia Rebollo Couto

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Ary Pimentel

 

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Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas
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