Mestrado

Dissertação 2018

Nome da autora : Raquel Moraes Ferreira

Título do trabalho: Reflexões sobre o papel da gramática no ensino de francês língua estrangeira (FLE) pela perspectiva acional.

Resumo

Esta dissertação versa sobre o papel da gramática normativa no ensino de francês língua estrangeira (FLE) pela perspectiva acional. O objetivo principal desta pesquisa é saber quais as dificuldades que o professor de FLE enfrenta no momento em que ensina as regras gramaticais pela perspectiva acional e quais são os meios que utiliza para resolvê-las. Visa-se igualmente analisar a importância da gramática na construção de sentido na perspectiva acional e compreender de que forma essa gramática é trabalhada em sala de aula. Por fim, pretende-se oferecer algum tipo de contribuição para os estudos de didática de línguas estrangeiras ao proporcionar uma reflexão sobre a forma como a perspectiva acional vem sendo posta em prática. A hipótese que norteou essa pesquisa, a princípio, foi a de que o professor de FLE recorria à abordagem indutiva no momento de ensinar as regras gramaticas, embora essa abordagem parecesse não contribuir para a aquisição da competência comunicativa. Ao final do estudo, concluiu-se que o objetivo do professor ao escolher a abordagem gramatical não está centrado na comunicação, uma vez que as abordagens gramaticais não interferem na aquisição da competência comunicativa.

Palavras-chave: ensino, gramática, francês língua estrangeira, perspectiva acional.

Résumé

Ce travail vise à comprendre le rôle de la grammaire normative dans l’enseignement de français langue étrangère (FLE) selon la perspective actionnelle. Le but principal de cette recherche est celui de connaître quelles sont les difficultés que l’enseignant de FLE affronte lors de l’enseignement des règles de grammaire selon la perspective actionnelle et quels sont les moyens dont il se sert pour les franchir. On vise aussi à analyser l’importance de la grammaire pour la construction de la signification à partir de la perspective actionnelle et à comprendre comment cette grammaire est travaillée par les professeurs de FLE. Nous avons l’intention de contribuer à l’étude de la didactique des langues étrangères, proposant une réflexion sur la manière comment la perspective actionnelle est adoptée en salle de classe. Notre hypothèse de départ était que l’enseignant de FLE se sert de l’approche inductive pour enseigner les règles grammaticales, bien que cette approche ne semble pas contribuer à l’acquisition de la compétence communicative. À la fin de l’étude, on conclut que le but de
l’enseignant au moment de choisir l’approche grammaticale n’est pas centré sur la communication, puisque les approches grammaticales n’affectent pas l’acquisition de la compétence communicative.

Mots-clés: enseignement, grammaire, français langue étrangère, perspective actionnelle

Abstract

This dissertation focuses on the role of the normative Grammar in the teaching of French as a foreign language through an action perspective. The main objective of this research is to know which problems a teacher of French as a foreign language faces in the moment he teaches the grammar rules through an action perspective and what ways he utilizes to solve them. It is intended to analyse the importance of grammar in the action perspective sense construction as
well as to understand how that grammar is explored in classroom. Lastly, it is intended to offer some kind of contribution to the study of French as a Foreign Language didactics by providing a reflection on the ways the action perspective is being adopted in the classroom. The hypotheses which guided this research, at first, was that a French foreign language teacher is used to using the inductive approach in the moment he teaches the grammar rules, even though this approach didn’t seem to contribute to the acquisition of communicative competence. At the end of the research, it is concluded that the teacher’s objective in choosing the grammar approach is not centered in the communication, since the grammar approaches do not interfere in the communicative competence acquisition.

Keyword: teaching, grammar, French as a foreign language, action perspective

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

posneolatinas@letras.ufrj.br

Telefone/Phone

55 21 3938-9771

 

Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas
– Faculdade de Letras / UFRJ

Av. Horácio Macedo, 2151
Salas F-325
Cidade Universitária CEP 21941-917
Rio de Janeiro – RJ