Mestrado

Dissertação 2018

Nome da autora : Danielle Theodoro Olivieri

Título do trabalho: O espaço como categoria de análise em três entremezes cervantinos

Resumo

O hispanismo brasileiro possui numerosos estudos dedicados à obra de Miguel de Cervantes, porém há poucos dedicados exclusivamente à análise de sua dramaturgia breve e à função que o espaço nela desempenha. Acreditamos que considerá-lo como categoria de análise de obras de teatro do Século de Ouro permite incrementar a capacidade interpretativa do leitor/pesquisador, devido a uma melhor visualização das ações e gestos, possibilitando a clarificação de diversos aspectos que, seguramente com outras propostas de análise, passam despercebidos. Toda a obra dramática gira em torno do espaço e ganha significado a partir dele e, por isso, a atenção à forma pela qual o teatro áureo construía e formava espaços deve ser considerada uma via para entendê-lo, estudá-lo e caracterizá-lo melhor. Nossa investigação, portanto, pretende delimitar modos de leitura e interpretação da obra dramática a partir da construção espacial. Isto é, mediante a análise crítica de três entremezes – El viejo celoso, La Cueva de Salamanca e El Retablo de las Maravillas (1615) – e das características singulares da construção do espaço no presente gênero, buscaremos comprovar que o estudo da construção espacial intensifica a experiência de leitura do texto dramático, além de facilitar a compreensão de outros fatores, como, por exemplo, as possibilidades de materializar tais espaços em encenações.

Palavras-chave: Literatura espanhola, Teatro do século de ouro, Espaço, Miguel de Cervantes, Entremezes.

Resumen

El hispanismo brasileño posee numerosos estudios dedicados a la obra de Miguel de Cervantes, pero hay pocos dedicados exclusivamente al análisis de su dramaturgia breve y a la función que el espacio en ella desempeña. Creemos que considerarlo como categoría de análisis de obras de teatro del Siglo de Oro permite incrementar la capacidad interpretativa del lector / investigador, debido a una mejor visualización de las acciones y gestos, posibilitando la clarificación de diversos aspectos que, seguramente con otras propuestas de análisis, pasan desapercibidos. Toda obra dramática gira en torno al espacio y gana significado a partir de él y, por eso, la atención a la forma por la cual el teatro áureo construía y formaba espacios debe ser considerada una vía para entenderlo, estudiarlo y caracterizarlo mejor. Nuestra investigación, por lo tanto, pretende delimitar modos de lectura e interpretación de la obra dramática a partir de la construcción espacial. Esto es, mediante al análisis crítico de tres entremeses – El viejo celoso, La Cueva de Salamanca e El Retablo de las Maravillas
(1615)- y de las características singulares de la construcción del espacio en el presente género, procuraremos comprobar que el estudio de la construcción espacial intensifica la experiencia de lectura del texto dramático, además de facilitar la comprensión de otros factores como, por ejemplo, las posibilidades de materializar tales espacios en escenarios.

Palabras clave: Literatura Española, Teatro del Siglo de Oro, Espacio, Miguel de Cervantes, Entremés

Abstract

Brazilian hispanism has numerous studies dedicated to the work of Miguel de Cervantes, but there are few dedicated exclusively to the analysis of his brief dramaturgy and the function that space plays in it. We believe that considering it as a category of analysis of Golden Century plays allows the reader/researcher to improve his / her interpretative capacity, due to a better visualization of the actions and gestures, making possible the clarification of several aspects that, surely with other proposals of analysis, go unnoticed. The whole drama revolves around space and gains meaning from it, and so attention to the way in which the golden theater constructed and formed spaces should be considered a way to understand, study and characterize it best. Our investigation, therefore, intends to delimit ways of reading and interpreting the dramatic work from the spatial construction. That is, through a critical analysis of three entremeses – El viejo celoso, La Cueva de Salamanca e El Retablo de las Maravillas (1615)- and the unique characteristics of the construction of space in the present genre,
we will try to prove that the study of spatial construction intensifies the experience of reading the dramatic text, besides facilitating the understanding of other factors, for example, the possibilities of materializing such spaces in scenarios.

Keyword: Spanish Literature, Theater of the Golden Age, Space, Miguel de Cervantes, Entremés

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

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