Dissertação 2017

Nome da autora : Cristina Fernandes Lopes

Título do trabalho: Conflitos discursivos em torno do programa Rio criança global e o ensino de espanhol como língua estrangeira no município do Rio de Janeiro

Esta dissertação dedica-se à discussão das tensões e conflitos discursivos que emergiram nas instâncias política e educacional quando da implementação do Decreto Municipal no 31.187, de 06/10/2009, o qual dispõe sobre o Programa Rio Criança Global, destinado a ampliar o ensino da língua inglesa e, por consequência, reduzir o espaço do idioma espanhol, prescrito como obrigatório pela Lei 2.939, de 24/11/1999, no âmbito da educação municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, utilizamos, principalmente, os estudos realizados por Foucault (1984, 1999, 2003, 2008, 2013) e Bakhtin (2003, 2010) como referencial teórico advindo da Análise do Discurso, assim como os estudos de argumentação desenvolvidos por Fiorin (2016), Koch (2009, 2011), Koch e Elias (2016) e
Charaudeau (2008) para a análise dos enunciados dos seguintes corpora: (a) Decreto Municipal no 31.187, de 06/10/2009; (b) Circular E/SUBE/ n°17 da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SME-RJ); (c) carta da Associação de Professores do Estado do Rio de Janeiro (APEERJ) à SME-RJ; e (d) entrevistas semiestruturadas com docentes de Espanhol da SME-RJ. Os resultados das análises apontam, de um lado, para frequente mobilização de estratégias argumentativas que revelam o posicionamento crítico marcado pela consciência do processo de apagamento da pluralidade linguística nos enunciados da APEERJ e, por outro lado, posicionamentos docentes que, embora tenham um caráter crítico também, não conseguem construir argumentos que problematizem o dizer naturalizado pelas formações ideológicas que legitimam o lugar do inglês como única língua a ser ensinada na escola.

Palavras-chave: Discurso; Políticas Linguísticas; Políticas Públicas Educacionais; Ensino de Línguas Estrangeiras.

Esta investigación se dedica a la discusión de las tensiones y conflictos que surgieron en las instancias política y educacional a la época de la implementación del Decreto n° 31.187, de 06/10/2009, que dispone sobre el Programa Rio Criança Global, que amplia la enseñanza de la lengua inglesa y, por consecuencia, reduce el espacio del idioma español, prescrito como obligatorio por la Ley 2.939, de 24/11/1999, en el ámbito de la educación municipal de Rio de Janeiro. Para tanto, utilizamos, principalmente, los estudios realizados por Foucault (1984, 1999, 2003, 2008, 2013) y Bajtín (2003, 2010) como referencial teórico proveniente del Análisis del Discurso, como también los estudios de argumentación desarrollados por Fiorin (2016), Koch (2009, 2011), Koch e Elias (2016)
y Charaudeau (2008) para el análisis de los enunciados de los siguientes corpora: (a) Decreto n° 31.187, de 06/10/2009; (b) Circular E/SUBE/ n°17 de la Secretaría Municipal de Rio de Janeiro; (c) carta de la Asociación de Profesores de Español del Estado de Rio de Janeiro (APEERJ) a la SME-RJ; y (d) entrevistas semiestruturadas con docentes de Español de la SME-RJ. Los resultados de los análisis señalan, de un lado, para la frecuente mobilización de estrategias argumentativas que revelan el posicionamiento crítico marcado por la conciencia del proceso de silenciamiento de la pluralidad linguística en los enunciados de APEERJ y, por otro lado, posicionamientos docentes que, aunque tengan un carácter crítico también, no consiguen construir argumentos que problematicen el decir naturalizado por las formaciones ideológicas que legitiman el lugar del inglés como única lengua extranjera a ser enseñada en la escuela.

Palabras clave: Discurso; Políticas Linguísticas; Políticas Públicas Educacionales; Enseñanza de Lenguas Extranjeras.

This dissertation concerns the discussion about the stress and discourse conflicts that emerged on the political and educational levels after the implementation of the Municipal Decree No 31,187 from 10/06/2009 that sets the Program Rio de Janeiro Global Child (Programa Rio Criança Global), that aims to increase the teaching of the English language, consequently reducing the teaching of the Spanish language, prescribed as mandatory by the Law 2,939, of 11/24/1999, in the field of the municipal system of public education.For the purposes of this research we use, mainly, the studies of Foucault (1984, 1999, 2003, 2008, 2013) and Bakhtin (2003, 2010) as theoretical references from the Discourse Analysis as well as the studies about argumentation developed by Fiorin (2016), Kock (2009, 2011), Koch and Elias (2016) and Charaudeau (2008), for the study of the statements taken from the corpora: (a) Municipal Decree No 31,187 from 10/06/2009; (b) Newsletter E/SUBE/ n°17; (c) letter from the APEERJ to the Municipal Department of Education of Rio de Janeiro; and (d) semi-structured interviews with Spanish teachers at SME- RJ.The results of the analyses point out, on one hand, to the frequent mobilization of argumentative strategies that reveal the critical positioning marked by the awareness of the fading of linguistic plurality in the APEERJ utterances and on the other hand, positions that, although they also have a critical nature, they are not able to build arguments that question the voice acclaimed by the ideological forces that legitimate the place of the English as the only language to be taught at school and frequently use narrative resources on the elaboration of their utterances.

Keyword: discourse, linguistic policies, public educational policies, foreign language teaching.