Mestrado

Dissertação 2016

Nome da autora: Elíria Quaresma Fugazza

Título do trabalho: Formações linguística e literária na licenciatura em Letras Espanhol: discursos e concepções teórico-práticas

Resumo

O nosso objetivo principal é demonstrar de que maneira se produzem movimentos de separação, e/ou diálogo, entre as formações em língua e em literatura oferecidas aos graduandos do curso de licenciatura em Letras Português/Espanhol de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, analisamos o seguinte corpus: a) quatro dos textos teóricos que compõem a bibliografia das disciplinas de Literatura Espanhola II e de Produção de Texto em Espanhol; e b) entrevistas semiestruturadas com duas professoras universitárias (uma de língua espanhola e uma de literaturas hispânicas), dois professores de Espanhol como Língua Estrangeira atuantes na Educação Básica (um com formação em nível de pós-graduação na área de estudos linguísticos e um na de estudos literários) e dois licenciandos (um que se aproxima mais a projetos desenvolvidos na área de língua e a outra, a projetos desenvolvidos na área de literatura). Além disso, catalogamos os textos disponibilizados aos alunos da licenciatura nas disciplinas de língua espanhola e de literaturas hispânicas através de pastas em fotocopiadoras ou pela Internet, chegando a um total de 122 textos, dentre os quais 96 correspondem às disciplinas de literaturas e 26, às disciplinas de língua. Com referencial teórico advindo da Análise do Discurso (BAKHTIN, 2003; AUTHIER-REVUZ, 2004; MAINGUENEAU, 2013; FOUCAULT, 2014; DAHER et al., 2004; ARFUCH, 2010), examinamos as marcas da enunciação e da heterogeneidade presentes nos discursos dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa. As análises das entrevistas e dos textos teóricos indiciam tensões e imbricações entre formações discursivas cientificistas e formações
discursivas não cientificistas, percebendo-se assim, na licenciatura em Letras Espanhol, um movimento simultâneo de reprodução da cisão língua vs. literatura e de diálogo entre esses campos epistemológicos.

Palavras-chave: Análise do Discurso; formações discursivas; relação língua/literatura; formação docente.

Resumen

Nuestro objetivo principal es demostrar de qué manera se producen movimientos de separación, y/o diálogo, entre las formaciones en lengua y en literatura ofrecidas a los alumnos del curso de profesorado en Letras Portugués/Español de una universidad pública del Estado de Río de Janeiro. Para tanto, analizamos el siguiente corpus: a) cuatro de los textos teóricos que componen la bibliografía de las disciplinas de “Literatura Espanhola II” y de “Produção de Texto em Espanhol”; y b) entrevistas semiestructuradas con dos profesoras universitarias (una de lengua española y una de literaturas hispánicas), dos professores de
Español como Lengua Extranjera que actúan en la Enseñanza Básica (uno con formación a nível de postgrado en el área de estudios lingüísticos y uno en el área de estudios literarios) y dos alunos del profesorado (uno que se acerca más a proyectos desarrollados en el área de lengua y la otra, a proyectos desarrollados en el área de literatura). Además, catalogamos los textos disponibles a los alumnos del profesorado en las disciplinas de lengua española y de
literaturas hispánicas a través de carpetas en fotocopiadoras o por Internet, llegando a un total de 122 textos, de los que 96 corresponden a las asignaturas de literaturas y 26, a las de lengua. Con el aporte teórico del Análisis del Discurso (BAKHTIN, 2003; AUTHIER-REVUZ, 2004; MAINGUENEAU, 2013; FOUCAULT, 2014; DAHER et al., 2004; ARFUCH, 2010), examinamos las marcas de la enunciación y de la heterogeneidad presentes en los discursos de los sujetos involucrados en esta investigación. Los análisis de las entrevistas y de los textos teóricos indician tensiones e imbricaciones entre formaciones discursivas cientificistas y
formaciones discursivas no cientificistas, percibiéndose así, en el profesorado en Letras Español, un movimiento simultáneo de reproducción de la cisión lengua vs. literatura y de diálogo entre estos campos epistemológicos.

Palabras clave: Análisis del Discurso; formaciones discursivas; relación lengua/literatura; formación docente.

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

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Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas
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