Dissertação 2015

Nome da autora: Vitor da Cunha Gomes

Título do trabalho: Motivações e expectativas dos alunos do curso de letras português/italiano nas
instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro.

A presente dissertação tem como objetivo realizar um estudo sobre as expectativas e motivações dos estudantes do curso de graduação em Letras Português/Italiano (LPI) em instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro (IES/RJ). Através das informações das secretarias das faculdades pesquisadas e de seus respectivos sites, obtidas dos últimos dez anos, é possível observar que o número de alunos que concluem o curso de graduação é consideravelmente inferior ao número de ingressantes. Estes dados estimularam a formulação de hipóteses, que poderão ser comprovadas, ou não, através de um questionário aplicado aos alunos nos períodos iniciais, medianos e finais. A partir da interpretação das respostas dos questionários será possível avaliar as expectativas e motivações discentes, os motivos da entrada no curso de LPI e a motivação para a saída precoce do curso. A análise será realizada à luz dos estudos de Krashen e Terrel (1983) e Malo (1999), norteadores da presente pesquisa quanto aos parâmetros das motivações discentes, no que tange as questões de políticas linguísticas, serão utilizados os estudos de Rajagopalan (2003 e 2004), Calvet (2002 e 2007) e Balboni (1998, 2002 e 2003).

Palavras-chave: motivação, expectativa, ensino de língua italiana (LE), política linguística, cultura italiana, evasão discente.

Riassunto

Questa tesi di master si propone di condurre uno studio sulle aspettative e le motivazioni degli studenti universitari in Lettere portoghese / italiano (LPI) negli istituti di istruzione superiore dello Stato di Rio de Janeiro (IES / RJ). Utilizzando le informazioni, delle segreterie delle facoltà ricercate e dei loro rispettivi siti, ottenute negli ultimi dieci anni si può vedere che il numero di studenti che completano il corso di laurea è notevolmente inferiore al numero di partecipanti.
Questi dati hanno indotto la formulazione di ipotesi, che possono essere dimostrate, o meno, attraverso un questionario somministrato agli studenti nei periodi iniziali, mediale e finali. Dalla interpretazione delle risposte del questionario, sarà possibile valutare le aspettative e le motivazioni, le ragioni per l’iscrizione nel corso della LPI e la motivazione per abbandonare il corso. L’analisi verrà effettuata alla luce degli studi di Krashen e Terrel (1983) e di Malo (1999), che guida questo studio per quanto riguarda i parametri delle motivazioni degli studenti, per quanto riguarda le questioni di politica linguistica, saranno utilizzati studi di Rajagopalan (2003 e 2004), Calvet (2002 e 2007) e Balboni (1998, 2002 e 2003).

Parole-chiave: motivazione, aspettative, insegno di lingua italiana (LS), politica linguistica, cultura italiana, evasione.

This thesis aims to conduct a study on the expectations and motivations of undergraduate students in Portuguese / Italian Languages at Institutions of Higher Education of the State of Rio de Janeiro. Using the information of the surveyed colleges secretariats and their respective websites, obtained from the last ten years, it is possible to observe that the number of students who complete the undergraduate degree is considerably less than the number of entrants. These data prompted the formulation of hypotheses, which can be proven, or not, through a questionnaire administered to students in initial, medial and final periods. From the interpretation of the questionnaire responses will be possible to assess the students’ expectations and motivations, the reasons for entry into the Portuguese / Italian Languages course and the motivation of exiting the course. The analysis will be performed in the light of studies of Krashen and Terrel (1983) and Malo (1999), guiding the present study regarding the parameters of the students motivations, regarding the issues of language policies, studies of Rajagopalan will be used (2003 and 2004), Calvet (2002 and 2007) and Balboni (1998, 2002 and 2003).

Keywords: motivation, expectation, Italian language education , language policy, Italian culture, student evasion.