Dissertação 2015

Nome da autora: Jorge Luís Rocha da Silva

Título do trabalho: As comunidades discursivas no uso de jogos educativos multimídia no ensino de espanhol LE

O presente estudo analisa a relação entre o conceito de comunidades discursivas (SWALES, 1990), a aplicação de jogos multimídia como objetos educacionais em aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) e o engajamento dos alunos frente ao uso de jogos em sala de aula, considerando jogos digitais como potenciais ferramentas para o processo de ensino aprendizagem de uma língua (GEE, 2009). Utilizando um jogo digital investigativo em aulas de ELE de um colégio carioca, com turmas de Ensino Fundamental, são observadas e correlacionadas diversas informações de cada aluno, referentes aos seus hábitos, gostos e posicionamentos frente às atividades com o jogo, sobretudo os de engajamento ou desengajamento, recolhidas por meio de questionários baseados em Likert (BERTRAN, 2007) e da observação do jogo em sala de aula. Os resultados apontam que alguns dos elementos de identidade discursiva do aluno influenciam, sim, em seu posicionamento engajado ou desengajado, em detrimento de outros, inicialmente também considerados como possivelmente relevantes para esse quadro.

Palavras-chave: Comunidades discursivas – Jogos educativos multimídia – Objetos educacionais – Game design – Ensino-aprendizagem de Espanhol – Gêneros discursivos.

This study analyzes the link between the concept of discourse community (SWALES, 1990), the use of multimedia games as educational tools for teaching Spanish as a Foreign Language (SFL), and student engagement when using such games in the classroom, considering digital games as potential tools for the process of learning a language (GEE, 2009). By using an investigative digital game in SFL classes with elementary students at a school in Rio de Janeiro, we have observed and correlated various information about each student, regarding their habits, hobbies and responses to the game’s activities, more specifically, engagement or disengagement responses. We have obtained this information with questionnaires based on Likert (BERTRAN, 2007) and by utilizing the game in the classroom. The results show that some of the student’s discourse identity elements do have an influence on its engagement or disengagement positioning, to the detriment of other elements that were previously considered as possibly relevant for this scenario.

Keywords: Discourse communities – Multimedia educational games – Learning tools – Game design – Spanish learning and teaching – Discourse genres.