Mestrado

Dissertação 2015

Nome da autora: Ana Cristina Simões de Araujo

Título do trabalho: Corpo e processo civilizador na cidade narrada: o humano e o animal
na narrativa latino-americana recente.

Resumo

Em um contexto de fragmentação da cidade narrada, surge, na literatura hispano- americana das duas últimas décadas, temáticas comumente restringidas ao âmbito do privado e, portanto, omitidas em espaços externos a ele. Nas narrativas produzidas neste período, ganham destaque a miséria, a violência e as temáticas relacionadas ao corpo, como o sexo e a excreção, elementos incômodos que, ao serem narrados de maneira crua e direta, conferem às narrativas o rótulo de literatura pornográfica. A presente dissertação mostra que essa crueza na representação do obsceno, compreendido como o que deveria permanecer fora de cena, é fruto de uma naturalização proveniente de situações-limite e de relações cara-a-cara que se proliferam em territórios específicos, nos quais, ao se sobressaírem necessidades imediatas e voltadas para a sobrevivência, rompem-se normas de condutas pré-estabelecidas que visam ao autocontrole de ações impulsivas e/ou instintivas. O progressivo apagamento de tais regras leva à erosão do padrão de civilidade e faz com que os limites entre o público e o privado se diluam e deixem de ser essenciais para a determinação do que deve ou não ser posto para fora de cena. Além disso, o fato de os personagens serem descritos a partir de aspectos comuns tanto a animais quanto a homens, como o sangue, o sexo, a doença e a morte, faz com que se perca a distinção entre os dois âmbitos. Tais processos foram analisados a partir da comparação entre cenas pré-selecionadas de narrativas publicadas nas duas últimas décadas, produzidas por três autores hispano-americanos: Ana Paula Maia (Brasil), Pedro Juan Gutiérrez (Cuba) e Washington Cucurto (Argentina).

Palavras-chave: Corpo. Fragmentação da cidade. Situação-limite. Padrões de civilidade.

Resumen

En un contexto de fragmentación de la ciudad narrada, emergen, en la literatura hispanoamericana de las últimas dos décadas, temáticas por lo general restringidas a la esfera de lo privado y, por tanto, omitidas en espacios externos a él. En las narrativas que se producen en este período, se destacan la miseria, la violencia y las temáticas relacionadas al cuerpo, al sexo y a la excreción, elementos incómodos que, cuando se los narra de manera cruda y directa, se le otorgan a las narrativas el rótulo de literatura pornográfica. En esta tesis se demuestra que la crudeza en la representación de lo obsceno, entendida como lo que debería quedarse afuera de la escena, es el resultado de la naturalización de situaciones-límite en territorios específicos, en los que, por sobresalir necesidades inmediatas y orientadas a la supervivencia, se rompen las reglas y patrones de conductas destinados al auto-controle de acciones impulsivas y/o instintivas. La eliminación progresiva de estas normas da lugar a la formación de un nuevo modelo de civilidad, en el que los límites entre lo público y lo privado se difuminan y ya no es esencial para la determinación de lo que debe o no ser apartado de la escena. Se analizó este proceso a través de la comparación entre escenas pre-seleccionadas de narrativas publicadas en las dos últimas décadas, producidas por tres autores latinoamericanos: Ana Paula Maia (Brasil), Pedro Juan Gutiérrez (Cuba) y Washington Cucurto (Argentina).

Palabras-clave: Cuerpo. Fragmentación de la ciudad. Situación-límite. Normas de civilidad.

Abstract

In a context of fragmentation of the narrated city emerges, the Latin American literature of the last two decades, issues commonly restricted to the private sphere and therefore omitted it in outdoor spaces. Narratives produced in this period are highlighted by poverty, violence and themes related to the body, such as sex and excretion, troublesome elements that, when recounted raw and direct way, give the narrative the label of pornographic literature. This thesis shows that the representation of rawness obscene, understood as it ought to stay out of the picture, is the result of naturalization from limit situations in specific territories, in which, by excelling immediate needs and geared to survival, break up rules pre-established patterns aimed at self-impulsive and / or instinctive actions. Progressive deletion of these rules leads to the formation of a new standard of civility, in which the boundaries between public and private are blurred and no longer essential to the determination of what should or should not be put out of the picture. This process analyzed from the comparison between pre-selected scenes’ stories published in the last two decades, produced by three Latin American authors: Ana Paula Maia (Brazil), Pedro Juan Gutiérrez (Cuba) and Washington Cucurto (Argentina).

Keywords: Body. Fragmentation of the city. Limit situation. Standards of civility.

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Miguel Ángel Zamorano Heras

 

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