Doutorado

Teses 2020

Larissa de Souza Arruda

Título do trabalho: Abordagem ergonômica na formação do professor de Francês Língua Estrangeira (FLE): uma análise de documentos oficiais de universidades públicas federais brasileiras

Orientador(a): Luiz Carlos Balga Rodrigues 
Coorientadora: Ana Paula Marques Beato-Canato

Páginas: 208

Resumo

O tema desta tese é o estudo do gênero profissional (FAÏTA, 2004) docente do professor de Francês Língua Estrangeira (FLE) através da abordagem ergonômica do trabalho prescrito (CLOT, 1999; AMIGUES, 2004) em documentos oficiais de cursos de licenciatura em Letras-Francês de quatro Universidades Públicas Federais brasileiras. A importância da análise dos documentos prescritivos se deve ao fato de
que eles nos ajudam a compreender melhor a construção da identidade profissional  e as ações dos professores, pois são tais textos também os responsáveis pela organização e regulamentação da atividade docente. Apesar dos diversos trabalhos com tal abordagem metodológica desenvolvidos no âmbito da Linguística Aplicada, a originalidade deste doutoramento está na seleção do corpus, pois não encontramos nenhum trabalho que investigue, nos documentos prescritivos, a construção do gênero profissional docente do professor de Francês. Os nossos objetivos gerais foram: analisar como se configura o gênero profissional docente nos currículos das
Universidades brasileiras de quatro cursos de licenciatura em Letras-FLE; analisar como o que está prescrito nos currículos universitários e nas DCNCL se encontra nos objetivos curriculares das universidades; realizar um estudo crítico sobre a formação prevista pelos documentos prescritivos das universidades brasileiras de quatro cursos de licenciatura em Letras-FLE; comparar criticamente as
características do gênero profissional docente construído pelas DCNCL e pelos documentos prescritivos de quatro universidades. As análises se basearam em procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional propostos por Machado e Bronckart (2004). Ademais, realizamos uma compilação das classificações sobre os saberes, os conhecimentos, as capacidades e as competências docentes de Shulman (1987); Altet (2001); Tardif (2014); Placco (2005; 2006); Hofstetter R. e Schneuwly B. (2009). Como resultado, ao analisar os
documentos prescritos dessas universidades, eis os pontos observados que nos pareceram mais relevantes: a valorização da dimensão técnico-científica nos objetivos do curso; a defesa da flexibilidade curricular; a presença de disciplinas pedagógicas desde o i nício das l icenciaturas. A maioria desses pontos ressaltados tendem a contribuir para a construção de um gênero profissional docente mais
adaptado às realidades que o futuro docente encontrará no seu ambiente de trabalho.

Palavras-chave: formação de professor de FLE; currículo; gênero profissional docente.

Abstract

The subject of this thesis i s the study of the professional teaching genre (FAÏTA, 2004) of the French as Foreign Language (FLE) teacher through the ergonomic  approach of the prescribed work (CLOT, 1999; AMIGUES, 2004) found in official documents of French Language and Literature undergraduate courses from four Brazilian Federal Public Universities. The i mportance of analyzing the prescriptive
documents i s that they help us better understand the construction of professional identity and the actions of teachers, as these texts are also responsible for the organization and regulation of the teaching activity. Even though there are many studies with such methodological approach developed in the field of Applied Linguistics, the originality of this PhD lies in the selection of the corpus, because we did not find any work that i nvestigates, i n the prescriptive documents, the construction of the professional teaching genre of the French teacher. Our general goals were: to analyze how the professional teaching genre is described in the curricula of French Language and Literature undergraduate courses from four Brazilian Universities; to analyze how what is prescribed in university curricula and in the Brazilian National Curricular Guidelines for Literature and Language Courses (DCNCL) i s applied i n the objectives of universities; to conduct a critical study on the training provided by the prescriptive documents of undergraduate courses in French Language and Literature from four Brazilian Universities; to critically compare the characteristics of the professional teaching genre built by the Brazilian National
Curricular Guidelines and the prescriptive documents of four universities. The analyzes were based on text analysis procedures on educational studies proposed by Machado and Bronckart (2004). We also compiled classifications of teaching knowledge, teaching skills, teaching capacities and teaching abilities from Shulman’s (1987), Altet (2001), Tardif (2014), Placco (2005; 2006) and Hofstetter R. and
Schneuwly B. (2009). As results, here there are the observed points that seemed most relevant to us when analyzing the prescribed documents of these universities: the appreciation of the technical-scientific dimension i n the objectives of the course; the plea for curricular flexibility; the presence of pedagogical discipline from the beginning of the undergraduate courses. These highlighted points tend to contribute to the construction of a professional teaching genre more adapted to the realities that future teachers will find in their work environment. 

Keywords: French as a foreign language teacher education; curriculum; teaching professional genre.

Résumé

Le sujet de cette thèse est l ’étude du genre professionnel (FAÏTA, 2004) de l’enseignant de français l angue étrangère (FLE) basée sur l ’approche ergonomique du travail prescrit (CLOT, 1999; AMIGUES, 2004) dans les documents officiels des cours de l icence ès Lettres-Français de quatre universités publiques fédérales brésiliennes. L’importance d’analyser des documents normatifs c’est qu’ils aident à
mieux comprendre la construction de l ’identité professionnelle et les actions des enseignants, vu que ces textes sont aussi responsables de l ’organisation et de la réglementation de l’activité enseignante. Malgré les nombreux travaux menés dans le domaine de la linguistique appliquée qui se basent sur cette approche méthodologique, l’originalité de celui-ci réside dans la sélection de son corpus, car on
ne connaît aucun travail qui ait étudié, dans l es documents normatifs, l a construction du genre professionnel de l’enseignant de français. Nos objectifs généraux furent les suivants: analyser comment le genre professionnel de l ’enseignant se façonne dans
les programmes des quatre cours universitaires; analyser comment ce qui est prescrit dans les programmes universitaires et dans les DCNCL se présente dans les objectifs des programmes d’études des universités; réaliser une étude critique sur la formation prévue dans les documents normatifs des quatre universités; comparer de manière critique les caractéristiques du genre professionnel de l ’enseignant construit par les DCNCL et les documents normatifs des quatre universités. Les analyses s’étaient basées sur des procédés d’analyse de textes sur le travail éducatif proposés par Machado et Bronckart (2004). En outre, on compila les classements de savoirs, connaissances, aptitudes et compétences pédagogiques d’après Shulman (1987); Altet (2001); Tardif (2014); Placco (2005; 2006); Hofstetter R. et Schneuwly B. (2009). Après avoir analysé les documents prescrits de ces universités, on arriva à un résultat dont voici les points l es plus pertinents: l’appréciation de la dimension technico-scientifique dans les objectifs des cours; la défense de la flexibilité des programmes; la présence de disciplines pédagogiques depuis le début des cours. La plupart de ces aspects soulignés tendent à contribuer à la construction d’un genre professionnel de l’enseignant qui soit plus adapté aux réalités que les futurs enseignants trouveront dans leurs environnements de travail.

Mots-clés: formation d’enseignant de FLE; programmes d’études; genre professionnel d’enseignant.

Letícia Rebollo Couto

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Ary Pimentel

 

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