Mestrado

Dissertação 2020

Júlia Ferreira Lobão Diniz

Título do trabalho: Desconstruindo o dannunzianesimo: a Paisagem da Feiura em Giovanni Episcopo, de Gabriele D’Annunzio 

Orientador(a): Fabiano Dalla Bona

Páginas: 139

Resumo

Essa dissertação objetiva investigar traços do dannunzianesimo dentro da obra Giovanni Episcopo sob o viés estético da Paisagem da Feiura. O dannunzianesimo é um fenômeno literário e de costumes que mescla vida e obra do autor decadentista italiano Gabriele D’Annunzio (1863-1938). Além disso, o termo define o conjunto de atitudes estilísticas atreladas a temas recorrentes em sua poética – sensualidade, nobreza e a busca irrefreável pelo prazer – e à escrita particular do autor. Tendo em vista que a obra Giovanni Episcopo foi fortemente criticada por tratar-se de um plágio de autores russos do século XIX e, por afastar-se do dannunzianesimo, esse estudo prioriza as noções de esteticismo e preciosismo linguístico para analisar a persistência da escrita dannunziana mesmo em um texto frequentemente avaliado como de segunda mão. As características estilísticas do texto dannunziano são lidas segundo estudos paisagísticos, mais precisamente, sob a perspectiva da Paisagem da Feiura. A Paisagem da Feiura é um termo inédito, cunhado a partir da noção de Paisagem Literária (JAKOB, 2005, COLLOT, 2013) e do conceito de fealdade (ROSENKRANZ, 1992, ECO, 2007) e implica na ambientação de cenários excessivamente feios ou negativos que se misturam às impressões do sujeito observador. Tenciona-se comprovar que, contrariando as acusações de plágio, Giovanni Episcopo revela-se legitimamente uma obra dannunziana, pois a essência do autor prevalece mesmo que através da reprodução de cenários feios e personagens negativos: o ethos do autor revela-se não no tema russo do trabalhador pobre e infeliz, mas sim a partir do refinamento da linguagem de seu humilde protagonista e da estetização de ambientes feios.

Palavras-chave: Gabriele D’Annunzio, Giovanni Episcopo, dannunzianesimo, Paisagem da Feiura, Estética do Feio.

Abstract

This thesis aims at investigating traits of dannunzianesimo into the work Giovanni Episcopo from the aesthetic point of view of the Uglyscape. The dannunzianesimo is a literary and customs phenomenon which blends the life and work of the Italian decadent author Gabriele D’Annunzio (1863-1938). Furthermore, the term defines the set of stylistic attitudes related to recurring themes in his poetics – sensuality, nobility and the unstoppable search for pleasure – and the unparalleled author’s writing style. Considering that the work Giovanni Episcopo was strongly criticised on being a plagiarism of Russian writers of the XIX century and, on moving away from the dannunzianesimo, this study prioritises the notions of aestheticism and of language preciosity in order to analyse the persistence of D’Annunzio’s style in writing, even in a work evaluated as a second hand text. Dannunziano aesthetic work style are read according to landscape studies, more precisely, under the Ugliness Scenario perspective. The Ugliness Scenario is a new term, written after the idea of Literary Landscape (JAKOB, 2005, COLLOT, 2013) and the ugliness concept (ROSENKRANZ, 1992, ECO, 2007) and it implies the setting of excessively ugly or negative scenarios that mix with the impressions of the observer. It intends to prove that, contrary to the plagiarism accusations, Giovanni Episcopo is legitimately revealed to be a Dannunzian work, as the author essence prevails even if through the reproduction of ugly scenarios and negative characters: the author’s ethos is revealed not in its Russian subject of the poor and unhappy worker, but from the language refinement of its humble protagonist and the ugly environments aestheticization.

Keywords: Gabriele D’Annunzio, Giovanni Episcopo, dannunzianesimo, Uglyscapes, Aesthetic of Uglyiness.

Riassunto

Questa ricerca vuole analizzare le traccie del dannunzianesimo nell’opera Giovanni Episcopo sotto la prospettiva del Paesaggio della Bruttezza. Il dannunzianesimo è un fenomeno letterario e di costumi che mescola vita e opera dell’autore decadentista italiano Gabriele D’Annunzio (1863- 1938). Inoltre, il termine definisce un insieme di atteggiamenti stilistici vincolati a temi ricorrenti nella sua poetica – sensualità, nobiltà e la ricerca inarrestabile verso il piacere – e nella scrittura particolare dell’autore. Sapendo che l’opera Giovanni Episcopo fu fortemente criticata perché fu vista come un plagio dagli autori russi del XIX secolo e perché, sempre secondo la criticia si allontana(va) del dannunzianesimo, questo studio privilegia le nozioni di estetismo e preziozismo linguistico per analizzare la persistenza della scrittura dannunziana, anche se in un testo spesso ritenuto come di seconda mano. Le caratteristiche stilistiche del testo dannunziano vengono basate negli studi paesaggisti, più precisamente, secondo il concetto di Paesaggio della Bruttezza. Il Paesaggio della Bruttezza, è un termine inedito, creato dalla nozione di Paesaggio Letterario (JAKOB, 2005, COLLOT, 2013) e dal concetto di bruttezza (ROSENKRANZ, 1992, ECO, 2007) e definisce la ambientazione di scenari eccessivamente brutti o negativi che si mescolano alle impressioni del soggetto osservatore. L’obbiettivo è comprovare che, contrario alle accuse di plagio, Giovanni Episcopo si rivela come un’opera legittimamente dannunziana, visto che l’essenza dell’autore prevale anche attraverso la riproduzione di scenari brutti e personaggi negativi: l’ethos dell’autore si rivela non nel tema russo dell’operaio povero e infelice, ma nella raffinatezza del linguaggio del suo umile protagonista e dall’estetizzazione degli ambienti brutti.

Parole-chiave: Gabriele D’Annunzio, Giovanni Episcopo, dannunzianesimo, Paesaggio della Bruttezza, Estetica del brutto.

Letícia Rebollo Couto

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Ary Pimentel

 

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