Mestrado

Dissertação 2020

Patricia Araujo Fernandes

Título do trabalho: A variação das formas -ra e -se do pretérito imperfeito do subjuntivo espanhol em orações condicionais

Orientador(a): Antonio Francisco de Andrade Júnior

Páginas: 125

Resumo

Esta dissertação dedica-se a refletir sobre o discurso de educação zapatista por meio da análise dos comunicados publicados na página web oficial do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN). Tendo em vista a relação entre língua, discurso e ideologia, abordaremos a discussão a respeito das formações discursivas e ideológicas mobilizadas pelos dizeres zapatistas em torno da educação, a fim de  compreendermos as condições de produção desse discurso, a partir da investigação dos contextos histórico, político, cultural e educacional que atravessam sujeitos e situações enunciativas no âmbito do movimento zapatista mexicano. Para a elaboração do dispositivo teórico-analítico deste trabalho, aderimos à perspectiva da Análise de Discurso (AD), a partir, sobretudo, das contribuições de PÊCHEUX (1975, 1988); ORLANDI (1996, 2007, 2011, 2015); FOUCAULT (1999, 2009); BAKHTIN (2003, 2010); GREGOLIN (2003, 2008). Como se trata de um estudo de caráter transdisciplinar, dialogamos também com referenciais do campo da Sociologia e da Educação, tais como BARONNET (2009, 2010); FREIRE (1988, 1992); WALSH (2013), entre outros. Como objetivo central de nossa análise, buscamos compreender a relação entre esse movimento social e suas proposições pedagógicas, configuradas por meio de distintas esferas discursivas (literária, educacional e política) que transitam nos comunicados do EZLN, com vistas a pensar criticamente de que modo diferentes discursividades se entrecruzam e se tensionam nos enunciados zapatistas.

Palavras-chave: Análise do Discurso, Ideologia, Comunicado, Movimento Zapatista, Educação Zapatista.

Resumen

Esta investigación se dedica a reflexionar sobre el discurso de educación zapatista por medio del análisis de los comunicados publicados en el sitio web oficial del Ejército Zapatista de Liberación Nacional (EZLN). Al considerar la relación entre lengua, discurso e ideología, trataremos de abarcar la discusión respecto a las formaciones discursivas e ideológicas que movilizan los enunciados zapatistas en torno de la educación, con el intuito de comprender las condiciones de
producción de ese discurso, a partir del examen de los contextos histórico, político, cultural y educacional que atraviesan sujetos y situaciones enunciativas en el ámbito del movimiento zapatista mexicano. Para la elaboración del dispositivo teórico-analítico de este trabajo, adherimos a la perspectiva del Análisis del Discurso (AD), a partir, sobre todo, de las contribuciones de PÊCHEUX (1975, 1988); ORLANDI (1996, 2007, 2011, 2015); FOUCAULT (1999, 2009); BAKHTIN (2003, 2010); GREGOLIN (2003, 2008). Por tratarse de un estudio de carácter transdisciplinario, dialogamos también con referenciales del campo de la Sociología y de
la Educación, tales como BARONNET (2009, 2010); FREIRE (1988, 1992); WALSH (2013), entre otros. Como objetivo central de nuestro análisis, buscamos comprender la relación entre ese movimiento social y sus proposiciones pedagógicas, que se configuran por medio de distintas esferas discursivas (literaria, educacional y política) y que transitan en los comunicados del EZLN, para pensar críticamente de qué modo diferentes discursividades se entrecruzan y se
tensionan en los enunciados zapatistas.

Palabras-clave: Análisis del discurso, Ideología, Comunicado, Movimiento Zapatista, Educación Zapatista. 

Abstract

The present thesis aims to the reflection upon the Zapatista education discourse throughout the analysis of announcements published on the official website of the Zapatista Army of National Liberation (Ejército Zapatista de Liberación Nacional, EZLN). Considering the relation among language, discourse and, ideology, we address a discussion on discursive and ideological formations released by Zapatista sayings regarding education, in order to understand the production conditions of such discourse, based on the examination of the historical, political, cultural and educational contexts that crisscross subjects and enunciative situations within the scope of Zapatista Mexican movement. To the theoretical-analytical apparatus development of
this study, we conform to the Discourse Analysis (DA) perspective, based on, most importantly, the contributions of PÊCHEUX (1975, 1988); ORLANDI (1996, 2007, 2011, 2015); FOUCAULT (1999, 2009); BAKHTIN (2003, 2010); GREGOLIN (2003, 2008). Since this is a study with a transdisciplinary approach, we also engage with references from Sociology and Education field, such as BARONNET (2009, 2010); FREIRE (1988, 1992); WALSH (2013), among others. As our main objective of analysis, we aim at understanding the relation among this social movement and its pedagogical propositions, framed in distinct discursive spheres (literary, educational, and political) that circulate through the EZLN announcements, in order to think critically in which way different discursivities intersect and tension in Zapatista utterances.

Keywords: Discourse Analysis; Ideology; Announcement; Zapatista Movement; Zapatista
Education.

Letícia Rebollo Couto

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Ary Pimentel

 

posneolatinas@letras.ufrj.br

Telefone/Phone

55 21 3938-9771

 

Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas
– Faculdade de Letras / UFRJ

Av. Horácio Macedo, 2151
Salas F-325
Cidade Universitária CEP 21941-917
Rio de Janeiro – RJ