Mestrado

Dissertação 2020

Clarice Goulart Pedrosa

Título do trabalho: JOGOS ÀS MARGENS, JOGOS DAS MARGENS: Figurações do perseguidor na contística de Julio Cortázar

Orientador(a): Ary Pimentel

Páginas: 102

Resumo

Historicamente a figura do perseguidor, assim como a de diversos outros tipos de sujeitos literários subversivos, vem sendo representada e figurada na literatura como uma categoria humana intrinsecamente problemática. Muitas são as manifestações da condição do perseguidor através de personagens de assediadores, bandidos e assassinos, surgindo uma associação primeira entre a figura do perseguidor e os referentes mais diretos do mal. Contudo, apesar de percebermos que várias produções que atualizam essa figura o fazem a partir da proposta de retratar o perseguidor como um algoz, alguém que importuna e atormenta outros seres, hoje é possível apontar autores que através de sua literatura buscam subverter certas noções acerca desses sujeitos divergentes e marginalizados. É a partir desse recorte que abordamos a produção literária de Julio Cortázar. Em suas obras, o outsider surge frequentemente como personagem principal, sendo figurado como um sujeito que não se encaixa na ordem estabelecida, apresentando uma visão diferenciada do mundo no qual está inserido. A figura do perseguidor emerge, portanto, como uma das mais frequentadas pelo escritor no que parece ser um projeto de ressignificação do próprio ato de perseguição. Sendo assim, nos propusemos nesse trabalho a analisar a figura do perseguidor na literatura de Cortázar, buscando confirmar nossa hipótese de que há uma possibilidade de se alargar o conceito associado a esse tipo de sujeito, tendo como base para a análise dos contos a própria proposta apresentada pelo autor no texto que é referência sobre o assunto: o conto “El perseguidor”. Além disso, utilizaremos os conceitos de jogo e do lúdico propostos por Johan Huizinga e Roger Caillois. Entendemos que o ato de perseguição na literatura de Cortázar encontra-se frequentemente vinculado a jogos metafóricos e alegóricos propostos pelo autor através dos personagens figurados como perseguidores. Para a constituição de um corpus literário escolhemos os contos “Lejana”, “Manuscrito hallado en un bolsillo”, “El otro cielo” e “Texto en una libreta”.

Palavras-chave: Perseguidor; Cortázar; Jogo; Margem; Fantástico.

Resumen

Históricamente, la figura del perseguidor, así como la de otros tipos de personajes literarios subversivos, ha sido representada y figurada en la literatura como una categoría humana intrínsecamente problemática. Hay varias manifestaciones del aspecto perseguidor en los personajes de acosadores, asesinos y psicópatas, manteniendo una lógica de asociación fácil entre la figura del perseguidor y los referentes más directos al mal. Sin embargo, aunque nos damos cuenta de que la mayoría de las producciones que actualizan este sujeto lo hacen a partir de la propuesta de retratar al perseguidor como un verdugo, alguien que acosa y atormenta a otros seres, hoy ya es posible señalar autores que, a través de su literatura, buscan subvertir ciertas nociones sobre temas divergentes y marginados. Es en este contexto que se encuentra la producción literaria de Julio Cortázar. En sus obras, los tipos outsiders se presentan por diversas veces como personajes principales, figurandose como sujetos que no se ajusta al orden establecido, presentando una visión diferente del mundo en el que se encuentran insertados. La figura del perseguidor aparece como una de las más explotadas por el escritor en lo que parece ser un proyecto de reformulación. Por lo tanto, proponemos en este trabajo a analizar la figura del perseguidor en la literatura de Cortázar, con la intención de confirmar nuestra hipótesis de que hay la posibilidad de expandir el concepto asociado con este tipo de sujeto, basando el análisis de los cuentos en la propuesta presentada por el autor en el texto que es una referencia sobre el tema en su literatura: “El perseguidor”. Además, utilizaremos los conceptos de juego y lúdico propuestos por Johan Huizinga y Roger Caillois. Nos damos cuenta de que el acto de persecución en la literatura de Cortázar está vinculado a juegos metafóricos y alegóricos propuestos por el autor a través de los personajes perseguidores. Para nuestro análisis utilizaremos los cuentos “Lejana”, “Manuscrito hallado en un bolsillo”, “El otro cielo” y “Texto en una libretta”.

Palabras-clave: Perseguidor; Cortázar; Juego; Margen; Cuentos.

Abstract

Historically, the figure of the persecutor, so as several other types of subversive literary subjects, has been represented and figured in literature as a problematic human category. There are several manifestations of the persecuting aspect in characters of harassers, murderers and psychopaths, maintaining a logic that easily associates the figure of the persecutor and the most direct referents of evil. Although, we realize that most of the productions that update this figure intend to portray the persecutor as an executioner, someone who harasses and torments other beings, today it is already possible to point out authors who, through their literature, seek to subvert certain notions about divergent and marginalized subjects. In this context, we are faced with the literary production of Julio Cortázar. In his works, the outsider is presented several times as the main character, being figured as a subject who does not fit the established order, showing a different view of the world in which he is inserted. The figure of the persecutor appears as one of the most frequented by the writer in what seems to be a project of reframing. Thus, we propose in this work to analyze the persecutor in Cortázar’s literature, seeking to confirm our hypothesis that there is a possibility to expand the concept associated with this type of subject, basing our short stories analysis on the proposal presented by the author in the text that is a reference on the subject in his literature: “El perseguidor”. In addition to that, we will use the concepts of game and ludic proposed by Johan Huizinga and Roger Caillois. We realize that the act of persecution in Cortázar’s literature is frequently linked to metaphorical and allegorical games proposed by the author through the persecuting characters. For our analysis we will use the short stories “Lejana”, “Manuscrito hallado en un bolsillo”, “El otro cielo” and “Texto en una libreta”.

Keywords: Persecutor; Cortázar; Game; border; short stories.

Letícia Rebollo Couto

Vice-Coordenador/Deputy Coordinator

Ary Pimentel

 

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