Corpo Docente

Quadro de docentes ativos no PPGLEN

Estudos Literários

Atualmente contamos com 13 professores permanentes

Ana Maria Lisboa de Mello

Ana Maria Lisboa de Mello

Resumo do currículo

Possui Graduação em Letras-Licenciatura em Português e Francês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; Mestrado e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, na Área de Teoria da Literatura. Fez estágios de pós-doutoramento no Centre de Recherches sur l Imaginaire, na Université Stendhal, Grenoble III (1995-96), com bolsa do CNPq; na Sorbonne Nouvelle – Paris III (2004), com bolsa da CAPES; na University of Toronto (2013-2014), com bolsa CAPES. Lecionou na UFG e UnB como professora concursada no período de 1991 a 1994. Coordenou o Programa de Teoria Literária e Literaturas do Departamento de mesmo nome na UnB de 1993 a 1994, e criou a Revista Cerrados do PPG. Foi professora da UFRGS, atuando na Graduação e Pós-Graduação em Letras de agosto de 1994 a junho de 2007, tendo orientado teses de doutorado até janeiro de 2012 na condição de professora-colaboradora. Coordenou o GT Teoria do texto Poético da ANPOLL, juntamente com Paula Glenadel, de 2002-2004, gestão responsável pela criação da Revista Texto Poético, GT do qual foi membro de 1992 a 2012. Atualmente é membro do GT Imaginário, reprentações literárias e deslocamentos culturais. É pesquisadora associada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias/ CLEPUL, da Universidade de Lisboa e ao Centre de Recherches sur les Pays Lusophones/CREPAL da Université de la Sorbonne Nouvelle/ CREPAL. Foi professora da PUCRS no ensino de graduação e de pós-graduação de agosto de 2007 a janeiro de 2017. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS de 15 de maio de 2008 a 7 de dezembro de 2012, tendo proposto a criação da Revista Letrônica em dezembro de 2008. Tem experiência na área de Letras, subáreas de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, com ênfase em poesia, escritas migrantes, teorias e críticas do imaginário. Desde 2017, está vinculada Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas – PPGLEN, da UFRJ.

Áreas de interesse

Ary Pimental

Ary Pimental

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Celina Maria Moreira de Mello

Celina Maria Moreira de Mello

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Cláudia Heloisa Impellizieri L. F. da Silva

Cláudia Heloisa Impellizieri L. F. da Silva

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Edson Rosa da Silva

Edson Rosa da Silva

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Elena Cristina Palmero González

Elena Cristina Palmero González

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Fabiano Dalla Bona

Fabiano Dalla Bona

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Andrea Lombardi

Andrea Lombardi

Resumo do currículo

Possui graduação em Letras- Università degli Studi de Roma, “La Sapienza” (1975), graduação em Teoria Musical e Clarinete – “S Pietro a Maiella”, Nápoles (1968) e Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada; Universidade de São Paulo, 1994. Atualmente é Professor adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Departamento de Letras Neolatinas. É Líder do Projeto de Pesquisa ESTTRADA (Estudos de Tradução e Adaptação) no CNPq e Coordenador do Projeto de Extensão ESTTRADA ( Faperj ).

Áreas de interesse

Marcelo Jacques de Moraes

Marcelo Jacques de Moraes

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Miguel Ángel Zamorano Heras

Miguel Ángel Zamorano Heras

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina

Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina

Resumo do currículo

Com Bacharelado (1990) e Licenciatura (1992) em Letras (português-francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é Mestre (1995) e Doutor (2001) em Letras Neolatinas (UFRJ), com estágio pós-doutoral na UNICAMP (2013), com supervisão da Profª Drª Orna Messer Levin. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas e nos cursos de Graduação (Setor de Língua Francesa). Como pesquisador, dedica-se aos seguintes campos de estudo: literatura francesa, ensino de francês língua estrangeira, campo literário, crítica literária, naturalismo, decadentismo, literatura popular, relações entre a literatura e a pintura. É membro correspondente da Société Joris-Karl Huysmans (França), membro da Société des amis des Frères Goncourt (França), da Société des amis d?Émile Zola (França) e da AIZEN ? Association internationale Zola et le naturalisme (Canadá). Publicou o livro Quadros Literários fin-de-siècle; um estudo de Às avessas, de Joris-Karl Huysmans (7Letras, 2005); com Celina Moreira de Mello editou os livros Crítica e movimentos estéticos: configurações discursivas do campo literário (7Letras, 2006) e Cenas da literatura moderna (7Letras, 2010); com Leonardo Mendes editou O aborto, romance de Figueiredo Pimentel (7Letras, 2015) e Figueiredo Pimentel: um polígrafo na Belle Époque (Alameda, 2019). É líder do grupo de pesquisa ARS (Arte, Realidade, Sociedade) da FBN-CNPq, juntamente com Celina Moreira de Mello. Integra os grupos de pesquisa LABELLE ? Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque (CNPq-UERJ) e Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras – UFRJ/Real Gabinete Português de Leitura. Foi pesquisador associado entre 2017 e 2019 do projeto ?Naturalisme-monde? do Centre d?Étude sur Zola et le Naturalisme do Institut des textes et Manuscrits Modernes-ITEM, no âmbito do Labex TransferS (ENS-CNRS-França). Participou do projeto de cooperação internacional ?A circulação transatlântica dos impressos ? a globalização da cultura no século XIX (1789-1914)?, coordenado por Márcia Abreu (UNICAMP) e Jean-Yves Mollier (UVSQ-França). Foi bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (2017-2018), com projeto de pesquisa sobre a Coleção Econômica Laemmert. Foi também pesquisador do grupo de pesquisa CIAD-Rio, liderado pelos professores Drª Aparecida Lino Pauliukonis (UFRJ) e Dr. Patrick Charaudeau (Université Paris 3-França).

Áreas de interesse

Rodrigo Silva Ielpo

Rodrigo Silva Ielpo

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Silvia Ines Carcamo de Arcuri

Silvia Ines Carcamo de Arcuri

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Professores Colaboradores de estudos literários

Flora De Paoli Faria

Flora De Paoli Faria

Resumo do currículo

Pós-Doutora em Cultura Italiana pela Università degli Studi di Roma ? La Sapienza ? com bolsa concedida pelo CNPq. Doutora em Letras Italianas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do CNR (Centro Nazionale di Ricerca da Itália) Atualmente é Professor Titular de Língua e Literatura Italiana da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Italiana e Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Literária, Crítica Literária, Literatura Italiana, Regionalismo e escritores do meridione; Giovanni Verga e Ignazio Silone; Decadentismo, artifício, espacialidade, intertextualidade – Gabriele DAnnunzio e Mario Praz.

Áreas de interesse

Sonia Cristina Reis

Sonia Cristina Reis

Resumo do currículo

Professora Associado de Letras Italianas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente é Diretora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como Coordenadora de Jornada de Iniciação Científica do Centro de Letras e Artes da mesma Universidade 2014-2017. É Bacharel em Português-Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestre em Letras Neolatinas, Literatura Italiana, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutora em Letras Neolatinas, Literatura Italiana, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Concluiu seu Pós-Doutorado em 2016, na Università G. D’Annunzio, de Chieti-Pescara (Itália), com Bolsa CAPES do Programa Estágio Sênior no Exterior, com a supervisão da Profª Anna Maria Giammarco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Docente do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ, desenvolve projetos de pesquisa Alberto Savinio: a poética e a arte italiana. É co-líder do grupo de pesquisa “Estéticas de Fim-de-Século”. É vice-coordenadora (2020-2022) do GT de Teorias da Narrativa da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura italiana, decadentismo, vanguardas, fantástico.

Áreas de interesse

Victor Manuel Ramos Lemus

Victor Manuel Ramos Lemus

Resumo do currículo

Áreas de interesse

Estudos Linguísticos 

Atualmente contamos com 13 professores permanentes de estudos literários

Angela Maria da Silva Corrêa

Angela Maria da Silva Corrêa

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Antonio Ferreira da Silva Júnior

Antonio Ferreira da Silva Júnior

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Antonio Francisco de Andrade Júnior

Antonio Francisco de Andrade Júnior

Resumo do currículo

Graduado em Letras Português-Espanhol, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-doutorado pela Universität Potsdam (Alemanha), com bolsa CAPES/PRINT (categoria: Professor Visitante Júnior). Professor Associado I de Didática e Prática de Ensino de Português/Espanhol, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN/UFRJ). Coordenador do PPGLEN (de 2015 a 2018). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Líder do grupo de pesquisa Discursos, Práticas e Políticas de Ensino de Línguas e Literaturas – DIPPELL (inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). Coordenador da área de Letras Espanhol do PIBID-UFRJ, com financiamento da Capes (de 2014 a 2018). Coordenador pedagógico do PNLD 2018 – Ensino Médio, componente curricular: Língua Estrangeira Moderna (Espanhol), com financiamento do FNDE. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas (de 2012 a 2014) e organizador do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas (2014). Membro do GT Literatura e Ensino, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll). Pesquisador associado da rede de pesquisa e cooperação internacional POINTS (Potsdam International Network for TransArea Studies), ligada ao Humboldt Center for Transdisciplinary Studies (Hunan Normal University – Changsha / China). Vem atuando nos seguintes temas: estudos discursivos; glotopolítica; leitura literária em língua estrangeira; formação de professores; práticas translíngues; poéticas do contemporâneo.

Áreas de interesse

Joao Antonio de Moraes

Joao Antonio de Moraes

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Leonardo Lennertz Marcotulio

Leonardo Lennertz Marcotulio

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

Leticia Rebollo Couto

Leticia Rebollo Couto

Resumo do currículo

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em nível de Aperfeiçoamento, é detentora de um DEA (Diplome d’etudes approfondies) em Linguistica Francesa pela Universidade de Paris-IV, sob orientação do Prof. Bernard Pottier (1977-1978). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processo tradutorio, traducao frances-portugues, análise do discurso, pesquisa empirica introspectiva e metodologia do ensino da leitura. 

Áreas de interesse

William Soares dos Santos

William Soares dos Santos

Resumo do currículo

William Soares dos Santos possui licenciatura em Português/Italiano (1997) pela UFRJ e licenciatura em Inglês (2019) pela Universidade Estácio de Sá, mestrado em Linguística Aplicada (2002) pela UFRJ e doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio (2007). É Professor Associado da Faculdade de Educação da UFRJ, onde atua como Professor de Prática de Ensino de Português/Italiano. É, também, Professor do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN) da Faculdade de Letras da UFRJ. Suas pesquisas atuais envolvem Educação, Formação de Professores e Estudos Narrativos. Suas investigações são desenvolvidas em contextos específicos de culturas italianas, lusófonas (com ênfase em contextos brasileiros) e anglo-saxônicas de língua inglesa.

Áreas de interesse

Atualmente contamos com 3 professores colaboradores de estudos literários

Annita Gullo

Annita Gullo

Resumo do currículo

Possui Bacharelado em Português-Inglês (1980) e em Português-Italiano (1985), mestrado em Letras Neolatinas (1992) e doutorado em Letras Neolatinas (1998), todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Italianas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, ensino de língua estrangeira e ensino da língua italiana LE, Língua Italiana, cultura e Identidade; contato e políticas linguísticas. É docente do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas, da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Professores de Italiano -ABPI. 

Áreas de interesse

Maria Mercedes Quintans Sebold

Maria Mercedes Quintans Sebold

Resumo do currículo

Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Línguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).Atualmente é Professora Associada III do Departamento de Letras Neolatinas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: espanhol língua estrangeira, aquisição de língua estrangeira, sintaxe do espanhol, formação de professores, ensino- aprendizagem de língua estrangeira e línguas próximas.

Áreas de interesse

Pierre François Georges Guisan

Pierre François Georges Guisan

Resumo do currículo

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado (1991) e doutorado (1998) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua e Identidade, atuando principalmente nos seguintes temas: crioulos, línguas crioulas, língua francesa e francofonias, língua e identidade, línguas e culturas em contato, sociolinguística e representações linguísticas.

Áreas de interesse

Professores Visitantes

Albert Olivier Blaise Rilliard

Albert Olivier Blaise Rilliard

Resumo do currículo

Áreas de interesse